São Paulo, domingo, 19 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Precauções antes da colocação asseguram maior durabilidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os revestimentos da casa podem durar mais tempo se algumas precauções forem tomadas antes mesmo da colocação. Piso com mofo, rejunte escurecido ou um assoalho inchado são indícios de que o local está com infiltração.
Se a base na qual o material será assentado estiver bem preparada, a água do solo ou da chuva não afetará o piso.
Segundo a coordenadora do departamento técnico da Vedacit/Otto Baumgart, Eliene Ventura, muita gente acredita que a infiltração ocorre por intermédio da parede. "Mas a umidade do solo é o problema mais difícil de resolver."
"A água da chuva entra via trincas ou por algum rejunte desgastado. É um mal que vai se alojando lentamente", afirma.
Uma maneira de impermeabilizar a laje é fazer uma base de aderência, misturando adesivo (cola) ao cimento e à areia. Em seguida, para o contrapiso, a coordenadora indica uma argamassa a partir de areia, cimento e aditivo impermeabilizante.

Cura
O engenheiro Luiz Sérgio Xavier lembra que, para a instalação de qualquer tipo de revestimento, é preciso que o contrapiso tenha passado pelo processo de cura (secagem).
"São necessários pelo menos 15 dias para a cura. Pessoas apressadas acabam colocando o piso um dia depois de feito o contrapiso e têm problemas futuros com umidade."
Um outro detalhe às vezes esquecido é a faxina após a obra. Materiais nobres, como mármore e granito, pedem cuidados diferenciados.
"Indico que o cliente contrate uma empresa especializada para fazer a limpeza. Esse trabalho requer atenção especial. Se executado por pessoas não qualificadas, corre-se o risco de danificar o piso", diz Silvia De Tommaso, da Itaarte. (SM)


Texto Anterior: Olhe por onde pisa
Próximo Texto: Restauro do revestimento dá vida nova a ambientes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.