São Paulo, domingo, 19 de novembro de 2006

Próximo Texto | Índice

Banho de sol

Aquecedor solar poupa ambiente, mas custo do sistema é elevado; programa incentiva implantação

Renato Stockler/Folha Imagem
Água passa por sistema de aquecimento solar em Mogi das Cruzes (51 km a leste de SP


GIOVANNY GEROLLA
ENVIADO ESPECIAL A BIRIGÜI (SP)

Com o sol de verão, que começa a brilhar em 22 de dezembro, desponta também no horizonte a possibilidade de enxugar a conta de energia elétrica de casa em até 30%. Basta transformar a luz em calor por meio de um equipamento de aquecimento solar.
O programa Cidades Solares, criado pela Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento) e pela ONG Vitae Civillis e discutido em câmaras municipais, pretende ampliar o lugar ao sol para esse tipo de sistema.
"Em Belo Horizonte e Birigüi [518 km a noroeste de São Paulo], projetos de lei foram aprovados para substituir aquecimento a gás ou elétrico por solar", diz o pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo Douglas Messina.
Já a Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo avalia a possibilidade de sua obrigatoriedade em novas edificações.
À luz do orçamento doméstico, porém, aquecer água com o sol tem seu preço: R$ 3.000 só em equipamentos. "Mas eles são de fácil manutenção e podem durar 20 anos", ressalta o vice-presidente da fabricante Transsen, Edson Ferrari, 44.

Qualidade
É preciso esquentar a cabeça na hora da escolha. Para o presidente da fabricante Soletrol, Luís Mazzon, 44, "há equipamentos sem durabilidade e eficiência que custam muito".
"Devem ter selo do Inmetro [instituto de metrologia]", indica Rodrigo Trindade, do comitê da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que estuda normas de instalação, dimensionamento e desempenho de aquecedores. "A de instalação deve sair em dezembro."


Giovanny Gerolla viajou a convite da Transsen


Próximo Texto: Poluição e corrosão esfriam desempenho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.