São Paulo, domingo, 22 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Controle remoto custa até R$ 6.000

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Já é possível comandar o "home theater", a iluminação e o ar-condicionado com apenas um controle remoto. Se o ar e as luzes são automatizados e operam com raios infravermelhos, basta programar o controle.
Instalar uma central é um recurso caro (as mais sofisticadas ficam na faixa dos R$ 6.000) e requer a quebra de paredes.
A operação fica mais simples para quem já tem um sistema que controla os cenários de luz, pois ele vai servir como uma central à qual os aparelhos são ligados, por fios, como se fossem lâmpadas.
A integração com o telefone é possível, pausando a projeção e acendendo luzes quando ele toca. Para isso, a casa precisa de uma central digital de telefonia. "Controle e central têm de emitir sinais bidirecionais [comandar e obedecer]", ensina David Jugend, 55, diretor da Jugend Engenharia (0/ xx/11/3641-6114).
Uma opção para evitar a quebradeira é o sistema PLC (Power Line Carrier), que controla aparelhos por radiofreqüência. "Ele também pode fazer dimmer na luz", sugere Leônidas Vieira Lisboa, 29, engenheiro da IBM. Os pontos fracos são a cobertura limitada e o controle, que só regula o volume e a transmissão do DVD player. (BMF)


Texto Anterior: 'Home theater': Para escolher a tela, é preciso usar a trena
Próximo Texto: Sua reforma: Edícula ganha espaço e janelões que dão vista para o pôr-do-sol
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.