São Paulo, domingo, 22 de fevereiro de 2009

Próximo Texto | Índice

Assistência técnica gratuita

"Defeito" de eletrodoméstico pode ser sanado com leitura do manual

Eduardo Anzielli/ Folha Imagem
O técnico Carlos Seri, 57, faz assistência em máquinas de lavar cujo problema comum é com a mangueira de drenagem

CRISTIANE CAPUCHINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Levar eletrodomésticos à assistência técnica é uma tarefa desagradável -sobretudo quando eles foram comprados há pouco tempo.
Mas grande parte dos pedidos de conserto na garantia é ocasionada pelo uso sem a leitura do manual de instruções, alertam os fabricantes.
"Muitos problemas são por mau entendimento do uso pelo proprietário", afirma Marcelo Seneme, gerente de manufatura da Whirlpool, responsável pelas marcas Brastemp, Consul e KitchenAid.
O vazamento ou o barulho excessivo da máquina de lavar, por exemplo, podem ser sanados com a instalação adequada do equipamento (leia dicas de uso e manutenção no quadro).
"Às vezes [quando a assistência vai até a casa verificar o problema] é a tomada que está ligada errado ou a mangueira que está em um nível muito baixo", exemplifica Robert Mendes, 30, técnico da assistência técnica Eletrolav.

Turbilhão e limpeza
Um erro comum de instalação da lavadora é a colocação da mangueira de drenagem.
A altura mínima recomendada é de 90 cm. Quando é colocada a uma altura inferior, pode-se causar o chamado efeito sifão, com escape de água durante a lavagem pelo desnível entre mangueira e tambor.
"A retirada de água acontece de maneira natural, sem que o aparelho dê o comando. O consumidor então reclama ou de vazamento ou de que a máquina não lava", explica Giovanni Donnantuoni, engenheiro de campo da Whirlpool.
O nivelamento do chão é outro problema comum em lavanderias brasileiras. Os modelos mais novos têm pés que podem ser regulados de maneira independente, com rosca.
O desnível da máquina provoca barulho durante a operação, chegando a casos em que o equipamento se move enquanto centrifuga.
Se há dúvidas quanto ao terreno, o teste é simples: coloque água na máquina e verifique se, de lados diferentes do tambor, o líquido atinge os furos de lavagem -que dão escape à água- da mesma linha.

Hábito
"A interpretação do painel da máquina é um ponto muitas vezes problemático", diz Seneme.
Os consumidores acostumados a máquinas mais velhas acreditam saber o funcionamento da lavadora e não usam os programas das atuais de forma adequada, o que resulta em maior gasto de água, de energia e de insumos, como sabão.
"Ainda que a operação dos aparelhos evite operações indevidas, a leitura do manual permite extrair desempenho e durabilidade máximos", destaca a Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), por meio de sua assessoria de imprensa.


Próximo Texto: Aparelhos mal utilizados gastam mais e duram menos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.