São Paulo, domingo, 22 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aparelhos mal utilizados gastam mais e duram menos

DA REPORTAGEM LOCAL

Gastar menos é um tema sempre em pauta quando a discussão é sobre eletrodomésticos. Argumento de venda e justificativa do comprador na hora da escolha, a economia muitas vezes é perdida por mau uso.
Ligar diversos equipamentos na mesma tomada com um benjamim ou adaptador, por exemplo, reduz a eficiência dos aparelhos e aumenta o gasto de energia e os riscos de choque.
"O adaptador pode afetar a segurança do usuário", explica Giovanni Donnantuoni, engenheiro de campo da Whirlpool. "Ele esquenta e dissipa energia em forma de calor."
Lavadoras, secadoras e micro-ondas são grandes consumidores de energia e devem ser ligados a uma tomada exclusiva. Pedem ainda um disjuntor separado para evitar o caso comum do chuveiro que desliga ao se usar o micro-ondas.
Ligar o eletrodoméstico a uma rede com voltagem diferente da indicada pode queimá-lo ou acelerar seu desgaste.
Em regiões com grande flutuação da tensão, a eficiência não será a esperada. "O equipamento é testado para funcionar abaixo da [tensão] nominal, mas o faz com uma performance reduzida", explica Evandro Cavalieri, gerente-geral de manufatura da Whirlpool.
Insumos com qualidade suspeita também afetam o resultado do eletrodoméstico. Uma extensão que não tem padrão de cabeamento pode alimentar de maneira deficiente o ferro de passar, que não aquecerá da maneira desejada.
O sabão em pó não-industrializado pode ter dosagem diferente da do padrão industrializado e causar o transbordamento da espuma produzida.
Produtos de limpeza com ácidos e abrasivos mancham e podem corroer partes dos equipamentos. Usar a esponja errada na hora da lavagem compromete a durabilidade.
Sobre a higienização do liquidificador, "o ideal é colocar 250 ml de água morna com detergente neutro na jarra e usar a função "pulse'", ensina Adriana Gimenes, responsável pela marca Philips Walita.

Imagem e ação
"O brasileiro não lê o manual e vai pelo desenho da caixa. Coloca para bater uma massa pesada e o motor não aguenta", argumenta Joana da Costa, 35, da assistência técnica JAG.
O uso inadequado explica boa parte das ocorrências a que a assistência atende. "O usuário não encaixa direito o copo no intermediário [parte que liga o copo à base] e danifica [o aparelho]. Ou tira o copo antes de o liquidificador estar desligado", aponta. (CRISTIANE CAPUCHINHO)


Texto Anterior: Assistência técnica gratuita
Próximo Texto: Área verde: Meu pé de laranja lima e outros mais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.