São Paulo, domingo, 22 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Índice

área verde

Meu pé de laranja lima e outros mais

Árvores frutíferas em vasos precisam de exposição direta a sol e sereno

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Quem não sonha em fazer um suco com a fruta tirada do pé, na mesma hora? Infelizmente, a vida apertada na cidade não deixa espaço suficiente para mangueiras ou goiabeiras no quintal.
Mas quem tem uma pequena área -como uma laje ou varanda- pode desfrutar do prazer de ter uma árvore frutífera caseira. Basta reproduzir as condições naturais, em menor escala, em um vaso com terra.
"Na natureza, as árvores não estão cobertas por nada, elas ficam expostas ao sol. Para obter sucesso com mudas em casa, é importante que elas tomem sol diretamente", ensina o paisagista Felipe Nicoliello.
Foi assim que o pé de limão siciliano da corretora de seguros Marli Rodrigues passou a dar frutos maiores. "Antes, eu o deixava dentro de casa, tomando sol pelo vidro. Agora que está no quintal, os limões ficaram maiores", conta.
Outra dica diz respeito ao sereno da noite. "Muitas árvores frutíferas precisam dessa umidade", explica Nicoliello.
As pequenas espécies frutíferas da advogada Marisa Araujo recebem sol direto e sereno, pois estão na varanda do seu apartamento. Ali ela colhe jabuticabas, amoras e morangos.

Brisa
Uma providência importante para o desenvolvimento dessas plantas em vasos é a proteção contra o vento.
"Ele pode quebrar folhas e caule, além de ressecar a raiz", pondera a paisagista Vera Cristina Osse, professora de arquitetura na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
A alternativa que Osse oferece para barrar o vento é um biombo de vidro.
Quem se interessa em plantar uma pequena muda de árvore frutífera em vaso deve se ater inicialmente ao preparo adequado da terra.
"Um terço de húmus, outro de terra comum e o terço final de areia", dimensiona Osse. Assim, a terra não fica argilosa, o que dificulta a respiração da raiz da planta.
A professora também recomenda uma poda benfeita. "Quando começam a nascer os primeiros galhos rasteiros do caule, é melhor cortá-los logo. Caso contrário, a árvore pode ficar com cara de arbusto."
Vale lembrar que nem todas as árvores dão frutos em vasos. "Espécies maiores, como a jaqueira, não costumam frutificar nesse tipo de ambiente", ressalta a paisagista.
(MARIANA DESIMONE)



Texto Anterior: Aparelhos mal utilizados gastam mais e duram menos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.