São Paulo, domingo, 22 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa de madeira legal é apresentado

DA REPORTAGEM LOCAL

Compradores de madeira no Estado de São Paulo devem agora exigir o DOF (Documento de Origem Florestal), que assegura a legalidade do insumo.
Essa é a orientação do protocolo de cooperação do programa Madeira É Legal, do governo do Estado, lançado em São Paulo na última quarta-feira (18).
Seu objetivo é difundir e incentivar o uso da madeira legal e, sempre que possível, do material certificado.
O protocolo tem participação da prefeitura de São Paulo, do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo), da ONG WWF-Brasil, de entidades do setor de construção civil e de indústrias que usam madeira como matéria-prima.
Como parte do evento, houve o lançamento da segunda edição do manual "Uso da Madeira Sustentável na Construção Civil", elaborado pelo IPT em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo e o SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).
A publicação traz especificações técnicas de grande variedade de madeiras, com espécies alternativas para usos estruturais ou decorativos. O manual pode ser obtido na página www.ipt.br/areas/ctfloresta/lmpd/manual/.
Foi apresentado também o guia "Seja Legal", realizado pela WWF-Brasil. O livro explica passo a passo como as empresas podem verificar a legalidade da madeira na hora da compra. Está disponível no site da entidade (www.wwf.org.br). (CC)


Texto Anterior: Proteção bactericida não dispensa limpeza
Próximo Texto: Agenda: Decoração e construção estão em pauta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.