São Paulo, domingo, 22 de abril de 2007

Próximo Texto | Índice

Quarto de banho

Pia e banheira ocupam dormitório e "quebram" divisão da suíte

Renato Stockler/Folha Imagem
No loft do industrial Gustavo Loureiro, 51, banheira, boxe, pia, vaso e bidê são cercados por paredes de vidro voltadas para o jardim; do outro lado, painéis corrediços abrem para sala e cozinha; paredes caíram para extrapolar a sensação de liberdade de uma casa: "Morei 30 anos em apartamento"

DÉBORA FANTINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de as salas de estar e de TV se fundirem e de a cozinha e a sala de jantar se mesclarem, é a vez de as paredes da suíte serem derrubadas.
Em projetos de integração do banheiro ao quarto, lavatório e banheira ultrapassam as portas e instalam-se ao lado da cama. Apenas o vaso sanitário permanece isolado em uma cabine com ventilação independente.
"É uma evolução da sala de banho", afirma a arquiteta Adriana Rossi, 38, do escritório René Fernandes Filho.
Dentro do quarto, a pia fica geralmente próxima ao closet e ameniza disputas entre pessoas que dividem o banheiro.
"A área da cuba não é mais considerada molhada. Fora do banheiro, permite que o marido tome banho enquanto a mulher faz escova e maquiagem", aponta Thaís Terdiman, 46, arquiteta do escritório Áurea 267.

Sem aguaceiro
Ao entrarem no dormitório, os artefatos "molhados" mudam o perfil de pisos e paredes do banheiro incorporado.
"Ele não precisa mais ser azulejado até o teto, e o piso pode ser de madeira, desde que não se tome banho como um pato", diz Rossi.
Deslocar lavatório e banheira também é artifício para ganhar mais espaço no banheiro. "Diminui-se o número de portas e podem-se ampliar áreas de circulação e de armários", explica a arquiteta Luciana Facio, 36, do Áurea 267.


Próximo Texto: Quarto de banho: Banheira no quarto reduz valor do imóvel
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.