São Paulo, domingo, 22 de abril de 2007

Texto Anterior | Índice

área verde

Mal daninho tem de ser eliminado pela raiz

Plantas invasoras precisam ser arrancadas antes de florirem

ROSANGELA DE MOURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Plantas daninhas e pragas podem exterminar um jardim em poucos dias. Por isso investir em um espaço com plantas ornamentais e frutíferas e ervas pede dedicação constante.
Picão, serralha, dente-de-leão, carrapicho, tiririca e capim invadem jardins, vasos, calçadas e competem com as plantas cultivadas. Absorvem nutrientes, fazem sombra e produzem substâncias que inibem o crescimento das outras.
"Deve-se carpir a terra a cada 15 dias para impedir que essas espécies soltem sementes. Cardamina e picão invadem o local em 40 dias", diz Gregório Ceccantini, professor do departamento de botânica da Universidade de São Paulo.
O dente-de-leão, por exemplo, que as crianças gostam de assoprar, solta "pára-quedas" que se espalham com o vento. "É fácil de germinar", explica.
Remover as invasoras antes de florirem também é a receita do paisagista Fernando Yamasaki. "Depois, fica mais difícil identificar as sementes."
O mais indicado, diz, é retirá-las, com pá e luvas, até a raiz. Usar herbicida exige cuidados: consultar um agrônomo e usar máscara, óculos, luva, camisa de manga comprida e calça.
Herbicidas químicos à base de glifosato, com amplo espectro de ação, podem matar todas as espécies -e não só as invasoras- se usados sem orientação.
A paisagista Gigi Botelho recomenda delimitar áreas verdes com um tipo de mangueira, encontrada em lojas de jardinagem, para que uma planta não invada o espaço da outra e as daninhas sejam barradas.
Adubar e retirar o mato que cresce ao redor das plantas são também indicados. "Húmus de minhoca pode ser usado a cada três meses", comenta Botelho.

Bichinhos invasores
Para eliminar a poluição que cai sobre as folhas, a paisagista orienta a lavá-las com sabão de coco natural diluído em água.
"Os aerossóis sem cheiro, usados em quarto de criança, costumam inibir os mosquitos que rondam principalmente as espécies frutíferas", ensina.
Plantar no jardim espécies que exalam odores, como pimenteira, citronela, hortelã, manjericão e flores de girassol, afasta bichinhos invasores.


Texto Anterior: Quarto de banho: Banheira no quarto reduz valor do imóvel
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.