UOL


São Paulo, domingo, 24 de agosto de 2003

Próximo Texto | Índice

ACABAMENTO

Texturas, pedras e fibras ajudam a solucionar problemas

Revestimento de parede passa a ser enfeite útil

Matuiti Mayezo/ Folha Imagem
Parede recebeu textura para corrigir irregularidade


BRUNA MARTINS FONTES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Diferentemente do que se pensa à primeira vista, texturas, pedras e fibras não são recursos meramente decorativos. Quando colocadas contra a parede, elas oferecem sua outra face: a utilitária.
Seu maior trunfo é facilitar a vida de quem se vê às voltas com superfícies cheias de imperfeições ou quer economizar trabalho e dinheiro após a reforma.
Mais versáteis e menos trabalhosas na aplicação, as texturas substituem azulejos antigos e seguram a umidade, mas não escondem tão bem quanto a tinta falhas estruturais como trincas e fissuras (leia texto na página 3).
Mas, quando se trata de melhorar as condições térmicas e acústicas da casa, a escolha da textura deve ser muito cuidadosa.
Aplicar pedras na fachada ajuda no isolamento térmico. "Elas aumentam a espessura da parede, o que diminui a transmissão do calor", explica o arquiteto James Lawrence Vianna, 52.
"A pedra é favorável ao isolamento sonoro, mas tintas e fibras em nada contribuem para isso, pois o acréscimo de massa é mínimo", avalia Elvira Viveiros, 42, professora de acústica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Acústica
No interior, fibras são boa opção, porque absorvem mais o som do que paredes lisas, mas não chegam ao patamar de materiais específicos para essa função.
"Quem quer privilegiar a acústica deve usar materiais porosos, como as fibras", opina a arquiteta Claudia Sismeiro, 24, da Vibrasom Tecnologia Acústica.
"Com espessura adequada, as fibras são melhores na parte acústica do que na térmica", diz a arquiteta Roberta Kronka, 31, do Núcleo de Pesquisa de Tecnologia da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.
Sergio Akkerman, sócio da Akkerman Projetos Acústicos, acrescenta que é preciso algo mais: densidade. "Aplicando várias camadas, aumenta a superfície de absorção coberta com fibras, o que dá mais conforto acústico."

Próximo Texto: Texturas ajudam no combate à umidade
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.