São Paulo, domingo, 25 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

truque dos espelhos

Limpeza preserva o brilho do efeito

Instalação e manutenção corretas evitam dano na película que protege vidro de manchas

Raimundo Pacco/Folha Imagem
Patrícia Golombek pôs espelhos sobre cavaletes para trazer a vista e a luz do jardim para o ateliê

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para que o espelho mantenha o brilho e não salpique o ambiente com manchas pretas, é preciso tomar cuidado na escolha do modelo, em sua instalação e na hora da limpeza.
O metro quadrado de um espelho novo, de qualidade, custa em média R$ 150 (4 mm de espessura). "Novas tecnologias aumentaram sua durabilidade e a qualidade da reflexão", acrescenta a gerente de pesquisa e desenvolvimento da Cinex Clarice Debiagi, 36.
O espelho é um vidro que tem uma camada de prata para possibilitar a reflexão. Essa "fatia" é protegida por uma resina que inibe efeitos da umidade e da salinidade, causadoras de manchas. A nova proteção é feita com uma resina à base de cloreto de estanho, mais resistente do que o cobre ou o chumbo.
Para o gerente de desenvolvimento de mercado da fabricante Cebrace Carlos Henrique Mattar, 29, a proteção com cloreto de estanho não impossibilita totalmente a formação de manchas: "A película não pode ser danificada, pois favorecerá a infiltração de umidade".
Como decoradores preferem usar espelhos com bordas expostas, Mattar comenta que os cuidados com limpeza e instalação devem ser mais rigorosos, para que a camada de prata não entre em contato com umidade ou produtos de limpeza.
Para não prejudicar o efeito visual do modelo escolhido, os cuidados devem começar na instalação. Nesse quesito, normas técnicas indicam quais são os melhores métodos de instalação (confira algumas dicas no quadro à esquerda).
Se a idéia for colar o espelho na parede, use silicone de cura neutra (de base alcóxi), adesivo elastomérico (à base de água) ou fita dupla face isenta de solventes. Evite usar colas com solventes orgânicos ou ácidos (como cola de sapateiro e para carpete ou fórmica) e adesivos como cola branca, epóxi, cianoacrilato e silicone de cura acética (com odor de vinagre).

Limpeza
Na hora de limpar a superfície espelhada, a dica é evitar o uso de produtos ácidos, alcalinos ou à base de amoníaco.
Para não riscar o espelho, não use produtos ou esponjas abrasivos. Retire o pó com um espanador e passe um pano limpo umedecido em água morna. Também dá para usar limpa-vidros e papel de jornal.
Quem prefere álcool deve usar pano limpo e macio embebido nele e, em seguida, passar pano macio e seco para tirar manchas de secagem. Sempre aplique álcool no pano, e não diretamente no espelho.
Por fim, suas bordas devem estar sempre livres de umidade e de produtos de limpeza. Em modelos justapostos, use o secador de cabelos para secar as bordas. (GIOVANNY GEROLLA)


Texto Anterior: Truque dos espelhos
Próximo Texto: Dicas de instalação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.