São Paulo, domingo, 25 de novembro de 2007

Próximo Texto | Índice

Janela discreta

Além de enfeitar, cortinas e persianas controlam iluminação e privacidade nos ambientes

DÉBORA FANTINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Cortinas e persianas dão visibilidade às janelas e garantem a invisibilidade da privacidade e de uma vista deteriorada.
Na hora de escolher entre uma e outra, o apelo decorativo costuma ser o fiel da balança: geralmente, cortinas combinam com ambientes clássicos e românticos, e persianas compõem um estilo mais atual.
Mas as persianas conquistaram mesmo seu lugar ao sol pela facilidade de limpeza. Para as de alumínio ou de PVC, bastam pano úmido e sabão neutro, e as de tecidos rústicos admitem aspirador de pó, enquanto cortinas precisam ser lavadas.
A gerente de edifícios Ana Paula Martins aponta outra vantagem das persianas: a tecnologia. Um modelo de tela de PVC com fibra de vidro, que filtra a claridade sem deixar o calor passar, foi a solução para impedir que a cozinha de seu apartamento virasse um forno.
E nas salas de jantar, TV e estar, que ficam bem de frente para outro apartamento, outras persianas dão privacidade sem barrar a luminosidade. "Há dez anos, no meu apartamento anterior, usei persianas metálicas. Hoje há uma oferta bem maior de produtos", afirma Martins.
Para quem teme que o ambiente fique com cara de escritório, há as de madeira, bambu, papel de arroz e tecidos.
"Com cortineiro e xale, elas compõem uma decoração aconchegante e nobre", sugere a coordenadora do curso de arquitetura da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), Paula Katakura.
Como esses modelos são mais delicados, a dica da professora da Universidade Ibirapuera Andréa Bertoncel é usar uma escova de pêlos macios, como as de engraxar sapatos, na hora da limpeza.

Dupla
Em alguns projetos, Rômulo Russi, professor do curso de design de interiores do Senac-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), conjuga os dois tipos de cobertura.
A persiana -que fica rente à janela- oculta o interior e deixa que vento e luz entrem. E a cortina, presa no teto ou na parede, "arremata com um toque de beleza e aconchego".
Para quem prefere usar cortinas, é bom saber que tecidos com trama mais aberta e em tons claros deixam a luz entrar, mas a exposição ao sol desbota o material e resseca suas fibras.

Próximo Texto: Cuidado com "olhos" da casa começa na esquadria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.