São Paulo, domingo, 25 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JANELA DISCRETA

Cuidado com "olhos" da casa começa na esquadria

Estrutura de madeira necessita de fungicida e impermeabilizante

DA REPORTAGEM LOCAL

Ela dá passagem à luz do sol e ao vento, mas costuma passar despercebida. Embora "escondida" pela decoração de uma cortina ou persiana, a janela também precisa de cuidados.
As de madeira são as mais comuns em casas, pela boa relação custo-beleza dos modelos. Para garantir a durabilidade, os cuidados começam na compra.
A madeira deve passar por secagem e aplicação de fungicidas. Madeira recém-abatida úmida pode empenar ao ser transformada em uma janela. Na loja deve haver um medidor de umidade para que o vendedor mostre que a peça está seca.
As madeiras brancas são mais vulneráveis a fungos. Certifique-se de que passaram por aplicação de fungicida no momento da extração.
Para evitar infiltração de água, é importante que janelas externas sejam submetidas a um tratamento impermeabilizante com verniz náutico.
"Não espere chegar ao desgaste total, com aparência opaca. Lixe e reaplique verniz ou tinta a cada dois anos", ensina Andréa Bertoncel, da Universidade Ibirapuera.
Janelas de madeira e ferro podem ser pintadas. No caso da madeira, cuidado apenas com as que não "seguram" tintas claras, como o ipê.
Use lixa nº 220 em toda a superfície para retirar tinta velha e gordura. Remova o pó com um pano umedecido em aguarrás e aplique verniz ou esmalte sintético na cor desejada, diluído a 5%, com rolo ou pincel.
"Puro, fica difícil o rolo deslizar sobra a peça", ensina o consultor técnico da Solventex José Alves Cintrão. Em janelas de ferro, os procedimentos são os mesmos, mas aplique uma base antioxidante antes da tinta.
Uma dica para deixar a janela com cara nova é usar duas cores. "Está na moda pintar as folhas de uma cor forte e as molduras de branco, fazendo da janela um elemento decorativo", sugere Cintrão.
Uma cor forte na janela não interfere na luminosidade. "Já as cores das paredes interferem -se forem claras, mais bem iluminado ficará o ambiente. Nas janelas, importam o vão e os vidros", fala Bertoncel.
Para quem teme enjoar de cores fortes, as alternativas ao branco e ao bege são o cinza-chumbo e o verde-escuro. (DF)

Texto Anterior: Janela discreta
Próximo Texto: Moldura de alumínio é resistente a reforma, e a de PVC é termoacústica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.