São Paulo, domingo, 26 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Padronização e certificação são referências para o consumidor

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Para o consumidor que quer garantias de desempenho mínimo e segurança do que vai colocar em sua casa, os órgãos de padronização e certificação são referenciais, mesmo quando se trata de produtos cuja certificação ainda não é compulsória.
É o caso, por exemplo, de peças hidráulicas, que não têm regra obrigatória do Inmetro, mas que, em alguns casos, estão normatizadas pela ABNT, como aquecedores para torneiras, caixa de descarga e aparelhos sanitários.
Atento a isso, o Ministério das Cidades tem o PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat), que confere a conformidade de produtos da construção civil em relação às normas técnicas do setor.
O resultado é divulgado pelo site do programa (www2.cidades.gov.br/pbqp-h), com a lista de empresas em conformidade e a lista de empresas que foram flagradas sem concordância com a normatização.
Os programas de qualidade já trabalham com cerca de 30 setores da cadeia de material de construção. Entre eles, há programas para fechaduras, cimento, barras e fios de aços, tintas e tubos de PVC, explica Maria Salette Weber, coordenadora nacional do PBQP-H.

Atenção
O passo a passo indicado por especialistas na hora da compra começa pela loja escolhida, que poderá responder em caso de necessidade de troca.
Produtos sem nome da empresa produtora ou importadora e sem o CNPJ delas devem ser evitados por não trazerem empresa responsável para posteriores reclamações.
Em seguida, é necessário checar se há referências no produto à conformidade com alguma norma -para produtos brasileiros, é importante a marca de NBRs.
Se o produto for importado, peças com referência a algum tipo de ISO também devem ser preferidas.
No caso de produtos cuja certificação é obrigatória, recuse-se a comprar peças sem o selo dos órgãos competentes.
A lista de produtos com certificação compulsória pelo Inmetro pode ser verificada no site do instituto (www.inmetro. gov.br). (NCC)


Texto Anterior: Regras: Comissão quer norma para pisca-pisca
Próximo Texto: Inmetro estuda regulamentação para materiais hidráulicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.