São Paulo, domingo, 26 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inmetro estuda regulamentação para materiais hidráulicos

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Produtos hidráulicos, como torneiras, e louças sanitárias ainda não são certificados, mas podem começar a receber avaliações do Inmetro. O instituto estuda se vai certificar e como fará essa certificação, explica o gerente de avaliação da conformidade, Gustavo Kuster.
Atualmente, dentre os produtos aplicados em construção civil certificados pelo instituto, estão as lâmpadas fluorescentes, tomadas, disjuntores, interruptores, estabilizadores, fusíveis e cabos elétricos.
"A lâmpada é certificada pela eficiência energética, os plugues e tomadas, pela segurança. E essas avaliações compulsórias incluem inclusive produtos importados", explica Kuster.
As importadoras devem submeter as peças à certificação nacional para que sejam comercializadas.
Mesmo nos produtos vendidos a granel -geralmente sem embalagem-, é preciso que esteja visível o símbolo do Inmetro quando é exigida a certificação compulsória.
"Sem essa marca, o consumidor não deve comprar, sob pena de ter um produto inseguro em casa", avalia José Sebastião Viel, superintendente do comitê de eletricidade da ABNT.


Texto Anterior: Padronização e certificação são referências para o consumidor
Próximo Texto: Aço dispensa alvenaria em imóveis de alto padrão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.