São Paulo, domingo, 26 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aço dispensa alvenaria em imóveis de alto padrão

Comum no hemisfério norte, "steel frame" ganha adeptos aqui

CRISTIANE CAPUCHINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ainda pouco difundida no Brasil, a tecnologia de construção "steel frame" -com estrutura de aço em lugar de alvenaria- começa a ganhar adeptos em projetos residenciais de alto padrão em São Paulo.
O processo construtivo a seco de montagem de placas prontas sobre estrutura metálica é apreciado por sua rapidez.
No bairro Planaltinho (zona sul de São Paulo), três casas devem ser entregues no próximo mês. Ao final, serão seis meses desde o início das obras, apesar de um pequeno atraso no acabamento, explica o engenheiro Jorge Katchvartanian, da construtora Wall Tech.
Outro ponto favorável é a baixa perda de materiais e a eficiência na construção de um sistema quase integralmente industrializado, avalia o professor Francisco Ferreira Cardoso, do Departamento de Engenharia Civil da Poli-USP (Escola Politécnica da USP).
Por conta do desperdício menor, o sistema pode ser considerado ambientalmente amigável. O projeto deve ser preciso para otimizar a obra.
"Enquanto em construções artesanais se tolera o improviso, essa é uma montagem que só vai funcionar se tiver componentes de precisão e for bem montada", alerta Cardoso.

Críticas
Comum em países do hemisfério norte, como Estados Unidos, Canadá e Finlândia, ainda há resistência no mercado nacional por falta de conhecimento. Duas críticas comuns dão conta do custo e da dificuldade em encontrar fornecedores.
Quanto ao preço, Katchvartanian argumenta que constrói ao mesmo preço de um projeto em alvenaria. Segundo ele, o custo do material é maior, mas balanceado pela economia de mão de obra e desperdícios.
Sobre o fornecimento, Cardoso afirma que não é um problema nas capitais. Multinacionais, como a DuPont e Saint-Gobain, são produtoras dessa linha em outros países.
"Ainda há muito espaço para o crescimento do mercado, temos feito um grande esforço com capacitação de pessoas", diz Julio Domingues Jr., gerente de negócios da DuPont, que organiza seminários sobre a tecnologia pelo país.


Texto Anterior: Inmetro estuda regulamentação para materiais hidráulicos
Próximo Texto: Sustentável: Tema será foco de debate em evento gratuito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.