São Paulo, domingo, 26 de agosto de 2007

Próximo Texto | Índice

Encanado com o gás

Instalações de acordo com normas e manutenção periódica de equipamentos previnem vazamentos

Gustavo Scatena/Folha Imagem
Chama azul, como a do fogão da analista de RH Fernanda Leite, é sinal de que não há vazamento


DÉBORA FANTINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Para evitar que um corriqueiro banho termine em tragédia -como as mortes das irmãs Kawai, 12, e Keilua Ferreira Baisotti, 5, intoxicadas com gás no dia 18 no Rio de Janeiro-, é preciso estar sempre atento às instalações desse combustível.
A perícia feita pelo Instituto Carlos Éboli e pela CEG (concessionária) apontou que o diâmetro da chaminé do aquecedor e que a área do sistema de ventilação do banheiro do flat onde as irmãs tomavam banho não obedecem às normas brasileiras de instalações a gás.
"Um aquecedor nem deve ser instalado num banheiro, um espaço pequeno e mal ventilado", ensina o superintendente do comitê de gases combustíveis da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), João Batista Nery, 66. "Ele deve ficar na área de serviço."
Janelas ou basculantes precisam ter uma área de ventilação de 600 cm2 e ficar sempre abertas. "Aberturas baixas, como treliças nas portas, são fundamentais", diz o coordenador da comissão de instalações do comitê de gases combustíveis da ABNT, Alberto Fossa, 45.

Sinais
O cheiro de gás não é o único sinal de problemas. A cor da chama do aquecedor, como a do fogão, ajuda a detectá-los.
O ideal é que seja azul -chama amarelada indica queima irregular, que gera excesso de monóxido de carbono.
"O monóxido não tem cheiro [gás natural e GLP também não, mas são odorizados para denunciar vazamentos] e causa sonolência e até morte por asfixia", explica o tenente do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo Marcos Palumbo, 32.
Um vazamento de monóxido de carbono poderá ocorrer se a chaminé do aquecedor estiver enferrujada ou furada. Por isso a manutenção do aparelho deve ser feita todo ano.
No prédio da analista de recursos humanos Fernanda Leite, 28, há aquecimento central a gás. "A água fica mais quentinha no inverno", descreve. Leite não soube dizer a freqüência de manutenção do sistema -o ideal é fazê-la todo mês.


Próximo Texto: Encanado com o gás: Mau uso do aquecedor causa acidente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.