São Paulo, domingo, 27 de outubro de 2002

Próximo Texto | Índice

JARDINAGEM

Há no mercado opções para quem adora o verde, mas detesta adubar, podar ou regar

Plantas sobrevivem a desmazelo

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Vai longe o tempo em que o único jeito que os menos cuidadosos encontravam para ter verde em casa era pregar uma natureza-morta na parede. Segundo botânicos e paisagistas, o mercado está cheio de plantas perfeitas para quem, apesar de ter arrepios ao ouvir falar em regas, podas e adubagens, opta pela natureza viva.
"Sempre há aquelas que exigem poucas regas", diz a designer de interiores Bianka Mugnatto. "Palmeiras em geral, lanças e dracenas são plantas que costumam viver bem em ambientes internos", ensina o paisagista Marcelo Faisal.
A bióloga Assucena Tupiassú, coordenadora do curso de jardinagem do parque Ibirapuera, adiciona à lista as plantas suculentas e os cactos. "Dão pouco trabalho e são plantas resistentes e bonitas."
No outro extremo, de acordo com biólogos e paisagistas, as mais difíceis de manter são aquelas que requerem podas constantes, como as arbustivas. Outras que precisam de mais cuidados são as que dão flores.
Por fim, há as plantas que exigem cuidados moderados e que sobrevivem a um ou outro deslize do dono. Assim, não há desculpa para deixar que o cinza impere em casa. (BRUNA MARTINS FONTES)



Próximo Texto: Falta de tempo não serve como desculpa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.