São Paulo, domingo, 29 de julho de 2007

Próximo Texto | Índice

Tomada segura

Para evitar choques, Inmetro padroniza plugues a partir de quarta-feira

Renato Stockler/Folha Imagem
Isabela Mendonça levou um choque ao encaixar um plugue no benjamim


MARIA CAROLINA NOMURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma das grandes causas de choques elétricos -a com- binação dedo, plugue e to- mada- deixará de existir.
A partir de 1º de agosto, começam a ser implantadas mudanças do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) que vão padronizar mais de 12 tipos de plugues e 14 de tomadas existentes no país e, assim, evitar o contato de usuários com descargas elétricas.
As alterações ocorrerão paulatinamente, seguindo um calendário que se estende até 2010 (confira na pág. 2).
Com a norma 14.136, os plugues terão pinos redondos com dois ou três terminais -neste caso, um deles será o condutor terra-, e tomadas terão formato hexagonal e depressão de 8 mm a 12 mm de profundidade para encaixar o plugue.

Em 2010
Para o consumidor, no entanto, a mudança do padrão não será um choque. "Cerca de 80% dos aparelhos já vêm com o plugue novo", explica Gustavo Kster, gerente de avaliação da conformidade do Inmetro.
Mas é a partir de 2010 que começam as maiores adaptações. "Equipamentos como ar-condicionado, geladeira, máquina de lavar e microondas virão com o plugue de três pinos. O consumidor deverá, então, trocar a tomada ou comprar um adaptador", afirma Kster.
Marco Aurélio Sprovieri, presidente do Sincoelétrico (sindicato dos comerciantes de materiais elétricos e eletrônicos), lembra que, "com o novo padrão, muitos equipamentos perderão sua conectividade". "Não se poderá usar na mesma tomada um antigo e um velho."
O principal objetivo da padronização é aumentar a segurança do consumidor, diz o gerente do departamento de tecnologia da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), Fabián Yaksic.
"Se o dedo da pessoa encosta no plugue quando ele é inserido parcialmente na tomada, ela pode levar um choque", diz.
Foi o que ocorreu com a estudante Isabela Mendonça, 23. Ela levou uma descarga elétrica ao ligar um aparelho em um benjamim. "Coloquei o dedo na lateral de um pino", conta.

Sem folgas
"Como a tomada terá uma espécie de "poço" que acomodará o plugue, serão evitadas folgas e a exposição dos terminais metálicos, reduzindo o risco de choque", lembra Yaksic.
Tomadas que usam corrente maior (20 amperes), como as de máquinas de lavar roupa, terão orifícios diferenciados.
"Será impossível ligar um aparelho de 110 V a uma tomada de 220 V", explica Claudionor Nazareth, diretor de produtos da loja Multicoisas.


Próximo Texto: Tomada segura: Manutenção adequada é norma antichoque
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.