São Paulo, domingo, 29 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TOMADA SEGURA

Manutenção adequada é norma antichoque

Instalação malfeita é principal causa de acidentes elétricos; Eletropaulo indica eletricistas cadastrados

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Se de eletricista e louco todo mundo tem um pouco, parafraseando o ditado, é melhor não abusar do "faça você mesmo".
A execução inadequada de instalações elétricas é apontada como uma das principais causas de acidentes domésticos pelo Programa Casa Segura, do Procobre (Instituto Brasileiro do Cobre) em parceria com outras entidades.
Para evitar conseqüências de uma fiação mal colocada, o programa oferece auditoria gratuita a casas e condomínios.
O morador paulistano solicita, no site www.programa casasegura.org, a visita de um profissional cadastrado que fará a vistoria da rede elétrica e indicará reparos necessários -mas estes têm de ser pagos.
Outro conselho para evitar acidentes elétricos é a contratação de um eletricista.
"O profissional poderá verificar se o aterramento está correto e fazer a ligação das tomadas ao condutor terra", explica o gerente de engenharia de distribuição da AES Eletropaulo, Fernando Aita. A AES disponibiliza uma lista de eletricistas no site www.encontreseu eletricista.com.br.
Usar vários aparelhos eletrônicos em uma única tomada pode levar de curtos-circuitos a grandes incêndios.
Abandonar os benjamins, prática obrigatória com a nova norma, está entre as principais dicas de como manter a rede elétrica em bom estado.
"Eles não respeitam o limite de condução de energia elétrica dos fios e aquecem a tomada, elevando o consumo", diz Fabián Yaksic, da Abinee. (MCN)

Texto Anterior: Tomada segura
Próximo Texto: Síndico deve solicitar aterramento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.