São Paulo, sábado, 19 de junho de 2010

Próximo Texto | Índice

Brasil puxa alta do PIB da América Latina

O impacto do maior crescimento brasileiro em mais de uma década não ficou restrito às fronteiras do país. Na América Latina, especialmente no Mercosul, o avanço de 9% do PIB brasileiro ajudou a retomada regional.
Isso acontece porque o aquecimento brasileiro também se reflete no aumento da compra dos vizinhos, especialmente Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile, afirma o argentino Osvaldo Kacef, diretor da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe). "Quando o Brasil cresce, é uma grande notícia não apenas para países pequenos, como Paraguai e Uruguai, mas também para a Argentina."
No primeiro trimestre, as importações brasileiras vindas do Mercosul foram 43% maiores que no mesmo período de 2009. Com o Brasil puxando as previsões para a região, o crescimento da América Latina deve ficar atrás só do da Ásia.
Mercado B1


Próximo Texto: Rápidas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.