Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Reitor da Federal de RO renuncia após denúncias

Acusado de irregularidades com verba pública, dirigente não foi localizado

Entre outros crimes, Ministério Público aponta o envolvimento no desvio de recursos e superfaturamento

DE BRASÍLIA
DO ENVIADO A PORTO VELHO

O reitor da Unir (Universidade Federal de Rondônia), José Januário Oliveira Amaral, renunciou ao cargo ontem. Ele é acusado de envolvimento em irregularidades na Riomar (Fundação Rio Madeira).

As irregularidades foram investigadas pelo Ministério Público de Rondônia. Foi apontada a existência de uma "organização criminosa" que seria responsável pelo desvio de recursos, contratação de empresas fantasmas, utilização de laranjas e compras de produtos superfaturados.

"Quase todos os envolvidos são pessoas ligadas ao reitor José Januário Oliveira Amaral, também suspeito de envolvimento no esquema", diz documento do Ministério Público encaminhado ao MEC. Seis ações criminais contra os envolvidos tramitam na Justiça.

O reitor também é acusado de contratar irregularmente como docente Daniel Delani, com quem ele manteria uma união estável, de acordo com a Promotoria. Uma sobrinha do reitor seria funcionária fantasma na fundação.

Fernando Haddad, ministro da Educação e pré-candidato a prefeito de São Paulo, convocou o reitor para dar explicações ontem. No entanto, Amaral chegou já apresentando a carta de renúncia. "Sem que eu fizesse nenhum comentário, anunciou a decisão", disse o ministro.

O MEC disse que em 24 de outubro foi constituída uma comissão com membros do próprio ministério e da Controladoria-Geral da União para auditar as contas da Riomar e da Unir.

Alunos da Unir decidiram em assembleia que deixarão a reitoria quando Amaral sair oficialmente do cargo. A exoneração precisa publicada no "Diário Oficial da União".

A Folha deixou recados na casa da família do reitor e na assessoria da Unir, mas não obteve resposta.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.