Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Controlar é suspeita de vazamento de dados

Empresa teria utilizado informações sigilosas do Detran sem autorização; companhia não se manifestou sobre o caso

Prefeitura, Ministério Público e governo do Estado investigam uso indevido dos dados do Detran de São Paulo

EVANDRO SPINELLI
DE SÃO PAULO

A Controlar, empresa responsável pela inspeção veicular ambiental em São Paulo, é suspeita de vazar dados sigilosos do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), como nomes e endereços de donos de veículos.

A prefeitura abriu em julho uma sindicância interna para averiguar o caso, que consta também da ação do Ministério Público que pediu o cancelamento do contrato. Tanto prefeitura quanto Promotoria ainda não se sabem o que a Controlar fez com os dados.

Na sexta-feira, a Justiça bloqueou os bens do prefeito Gilberto Kassab (PSD), do secretário Eduardo Jorge (Verde e Meio Ambiente), de outros funcionários públicos e de diretores de empresas ligadas à Controlar. Mandou ainda a prefeitura fazer nova licitação em 90 dias.

A Controlar tem acesso aos dados do Detran porque o veículo que não passa pela inspeção ambiental obrigatória tem o licenciamento do ano seguinte bloqueado.

O Detran disse que não repassa seus dados à Controlar e que essa utilização, se estiver ocorrendo, é indevida.

A Controlar estaria tendo acesso aos dados, portanto, de maneira irregular.

Promotores dizem ter em mãos um termo que assegura à Controlar acesso aos dados do Detran. Teria sido assinado por um ex-delegado do órgão. O policial, segundo a Promotoria, não tinha competência para a liberação.

O Detran informou que o caso será investigado internamente. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse ontem que, se for comprovada a irregularidade, o documento será cancelado.

Para evitar que o programa de inspeção seja inviabilizado, o Detran elaborou um novo termo de confidencialidade que prevê que a Controlar tenha acesso apenas às informações necessárias para a realização do serviço. A Controlar não se manifestou.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.