Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Colisão de barca no Rio deixa ao menos 25 feridos

Catamarã que vinha de Niterói colidiu 2 vezes contra píer quando atracava na Praça 15

MARCO ANTÔNIO MARTINS
DO RIO

Um catamarã que faz a travessia da Baía de Guanabara, entre Niterói e o Rio, bateu às 12h12 de ontem no píer quando atracava no cais da Praça 15, centro do Rio.

Segundo o coronel Gabriel Obeid, do Corpo de Bombeiros, 55 pessoas foram atendidas. A Barcas S/A, que administra o serviço, informou que foram 25 feridos. Estavam na embarcação 907 passageiros. Ninguém se feriu gravemente.

A Capitania dos Portos abriu inquérito para apurar os motivos do acidente. O laudo deve ser concluído em 30 dias. A suspeita de que tenha sido um problema mecânico.

De acordo com os passageiros, o catamarã bateu duas vezes no píer antes de parar. Pessoas caíram no chão e cadeiras se quebraram. "Não havia médicos na embarcação ou funcionários que nos orientassem. O pânico foi enorme. Demorou a aparecer alguém para nos ajudar", contou a advogada Márcia Santiago.

Uma médica e uma dentista, passageiras, se apresentaram como voluntárias.

A Barcas S/A confirma que as duas ajudaram os passageiros, mas nega que não tenha prestado socorro. Segundo a empresa, os funcionários são treinados para prestar o primeiro atendimento e isso ocorreu de forma rápida.

Após colidir contra o píer, a embarcação ficou parada a 15 m do cais. Outro catamarã parou ao lado para que os passageiros deixassem o barco. Depois de uma hora, por volta de 13h15, todos começaram a descer na Praça 15, no Rio.

Diariamente, quatro catamarãs fazem a travessia em 12 minutos. Nos horários de rush, há mais duas barcas.

Com o acidente, o catamarã foi encaminhado ao estaleiro, em Niterói.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.