Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Salvador tem mais pais divorciados que dividem a guarda de filhos

DE SALVADOR
DO RIO

A responsabilidade pela guarda dos filhos após o divórcio continua sendo, quase sempre (87% dos casos), da mulher. No entanto, aos poucos, o IBGE registra um aumento dos casos em que a guarda é compartilhada.

No país, Salvador lidera o ranking. Na capital baiana, 46,5% dos filhos menores de idade de pais divorciados têm a guarda compartilhada entre o pai e a mãe. Em São Paulo, são apenas 6%.

O juiz Alberto Santos, coordenador das Varas de Família de Salvador, diz que há uma orientação para que se opte pela guarda compartilhada. "Temos pressionado. Não depende só da vontade dos pais, porque a lei autoriza o juiz a determinar se for do interesse da criança."

Para Rodrigo Pereira, do Instituto Brasileiro do Direito da Família, para que a guarda compartilhada cresça mais, ainda é preciso superar preconceitos.

"A guarda quase exclusivamente feminina fazia sentido na época em que a mulher não trabalhava, mas, com a nova divisão do trabalho, a tendência é que o compartilhamento cresça."

Pereira diz que o problema é que hoje muitas mulheres ainda temem receber uma espécie de condenação social se deixarem a guarda com o pai da criança.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.