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Pequenos acidentes param ruas e avenidas paulistanas

Ontem, marginal teve bloqueio por mais de 12 horas após carro bater em poste

Município registrou 149 km de lentidão, segundo pior trânsito do ano ocorrido no período da manhã

DE SÃO PAULO

A cidade de São Paulo teve ontem seu segundo pior congestionamento das manhãs de 2011: 149 km de lentidão.

Um dos principais motivos foi um pequeno acidente ocorrido na marginal Pinheiros, às 5h, sem feridos graves. O desbloqueio total da via onde um carro bateu num poste levou mais de 12 horas.

Para isso, foi preciso o trabalho da Polícia Militar, que acionou a Polícia Civil para fazer o boletim de ocorrência e chamar a Polícia Científica.

Só quando esta terminou seu trabalho é que a Eletropaulo, concessionária de energia, iniciou a sua parte.

Às 17h26, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) desbloqueou toda a pista.

"É inconcebível que se deixe parar uma cidade por causa de um poste. O prejuízo aos cidadãos é incalculável", diz Horácio Figueira, consultor em engenharia de tráfego.

Para ele, o que falta é uma equipe de peritos específica para atender as dezenas de acidentes de trânsito que ocorrem todos os dias.

A perícia sempre tem que ser acionada quando há boletim de ocorrência.

DUAS DEMORAS

Anteontem, outro acidente, na avenida 23 de Maio, também parou a cidade.

Dois caminhões se chocaram, o motorista de um deles morreu no local e o outro motorista e dois passageiros ficaram feridos. O acidente ocorreu às 4h30 e a CET só liberou a pista às 12h55.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública, a demora nos dois casos é explicada.

No caso do acidente com vítimas, porque é demorado o trabalho de primeiros socorros e de perícia num caso grave, de homicídio culposo e lesão corporal culposa.

Já no caso de acidentes menos graves, como o do veículo batido no poste, a demora é explicada pelo fato de as equipes, de número reduzido, terem que priorizar os casos de maior gravidade.

A CET afirma que o atendimento de ocorrências se tornou mais ágil com a modernização da frota de 1.084 veículos da companhia.

O órgão diz ainda que faz monitoramento da cidade 24 horas por dia e aciona a Polícia Militar assim que fica sabendo de um acidente.

"O tempo de deslocamento das viaturas e a remoção de interferências nas vias caiu de 10,6 minutos em 2010 para 9,3 minutos em 2011."

A Polícia Científica afirma ter apresentado ao governo do Estado um projeto de ampliação de seus quadros, com criação de 1.020 vagas de policiais científicos e 700 vagas administrativas.

(ANDRÉ MONTEIRO, ELTON BEZERRA E CRISTINA MORENO DE CASTRO)

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