Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Uberlândia ganha destaque por causa da acessibilidade

Município mineiro cria leis e aumenta fiscalização para assegurar direitos dos portadores de deficiência

Marcio Neves/Folhapress
Cadeirante acessa terminal de ônibus equipado com elevador em Uberlândia (MG)
Cadeirante acessa terminal de ônibus equipado com elevador em Uberlândia (MG)

JAIRO MARQUES
enviado especial a uberlândia (MG)

Palavra ainda pouco comum no repertório de ações das cidades brasileiras, acessibilidade é conceito aplicado em larga escala em Uberlândia (MG), que faz da inclusão o seu marketing.

Reconhecida pelas Nações Unidas, em 2010, como um dos cem exemplos do mundo em boas práticas de garantir o direito de ir e vir aos cidadãos, a cidade também é apontada pelo governo federal como modelo para o país.

Há cerca de dez anos, graças à criação de leis e de órgãos de fiscalização, nenhuma obra de uso coletivo sai do papel sem que haja um projeto de acessibilidade.

O resultado dessa política inclusiva é que por onde se anda em Uberlândia é possível ver um diferencial no respeito ao direito de todos frequentarem bares, restaurantes, boates, centros de cultura, prédios -residenciais ou comerciais-, transporte público, áreas de lazer.

"Ter tudo acessível por aqui é uma conquista que dá orgulho. É algo que já se tornou cultural. Vêm pessoas com deficiência do Brasil todo nos visitar porque sabem que serão bem atendidas. É um nicho de mercado", disse José Sobreiro, dono de um dos primeiros restaurantes locais a promover acesso.

"O administrador de hoje precisa ter a sensibilidade e a responsabilidade de promover a inclusão. Temos muito ainda para fazer, mas temos orgulho dos reconhecimentos que já tivemos", disse o prefeito Odelmo Leão (PP).

Apesar dos avanços, ainda há desafios para o livre trânsito das pessoas com deficiência ou que precisem de condições especiais. As calçadas, por exemplo, não são padronizadas, e algumas não têm rampas. Nos semáforos, falta sinalização sonora.

Há um projeto da prefeitura, esperando captação de recursos federais, para melhorar a situação da mobilidade na área central e de um bairro histórico da cidade.

FOLHA.com
Veja reportagem
www.folha.com/no1012505

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.