Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Prédios são 'repaginados' para aumentar a garagem

Mudança na planta e até elevadores mecânicos estão entre as medidas

Aumento de vagas tenta por fim à 'guerra' entre condôminos que querem cada vez mais espaço para os carros

Danilo Verpa/Folhapress
O síndico Wilson Favieri Filho, na Pompeia; prédio contratou nove manobristas para cuidar da garagem
O síndico Wilson Favieri Filho, na Pompeia; prédio contratou nove manobristas para cuidar da garagem

CRISTINA MORENO DE CASTRO
DE SÃO PAULO

Condôminos de um prédio no Jardins investiram R$ 500 mil no projeto e na obra que redesenharam o estacionamento e o térreo e abriram mais 12 novas vagas.

Num prédio com 700 moradores, na Pompeia, as vagas eram travadas. Para resolver o problema, contrataram uma empresa que mantém nove manobristas em turnos, encarecendo em 12% o valor do condomínio.

No Parque São Domingos, vizinhos deixam as chaves uns com os outros ou o carro desengatado, o que facilita a manobra e não tem custo.

Soluções não faltam, mas estão se tornando cada vez mais criativas e sofisticadas para tentar resolver um problema eleito o número um para quem vive em prédios: a falta de espaço suficiente para todos na garagem.

A questão está entre as principais queixas dos moradores, segundo quatro administradoras de condomínio em São Paulo consultadas pela Folha, que gerenciam, juntas, 2.000 prédios na capital.

Hoje, os projetos em condomínios residenciais respondem por 30% da demanda no escritório da arquiteta especializada em garagens Fadva Ghobar. A maioria em prédios de bairros como Higienópolis e Jardins, que têm construções mais antigas, quando era comum haver uma vaga por apartamento ou até mesmo menos.

Embora, às vezes, seja impossível melhorar alguma coisa, ela diz que consegue abrir mais vagas. Em alguns casos, a simples mudança na demarcação da pintura no chão da garagem é o suficiente. Noutros, porém, é preciso fazer reformas mais drásticas.

O projeto varia de R$ 8.000 a R$ 80 mil, dependendo das modificações necessárias. As mudanças levam de um a seis meses para ficarem prontas.

Para João Crestana, presidente do Secovi-SP, desde a construção dos prédios está havendo maior preocupação com as garagens. "Há 25 anos nunca tinha ouvido falar de especialista em garagem, comum hoje." O problema, diz, é que as famílias estão com mais carros, e os terrenos disponíveis, mais raros.

Nesse caso, uma alternativa em voga é a de duplicadores de vagas e elevadores automotivos, antes restritos às oficinas mecânicas.

O grupo Krebs, por exemplo, desenvolveu um duplicador de vaga. A engenhoca ocupa o espaço de uma vaga e custa, em média, R$ 12 mil.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.