Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Jetro Pereira Barbosa (1942-2011)

O último programa do radialista

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Os moradores de Iacanga, a 378 km de São Paulo, acostumaram-se na última década à voz de Jetro Pereira Barbosa. Del Porã, como era conhecido, apresentava havia dez anos o "Sementes de Nossa Terra", um programa de sertanejo da Educadora FM.

A rádio havia se tornado sua paixão nos últimos anos.

Nascido na paulista Itaju, de 3.246 habitantes, mudou-se com a família para o Paraná ainda pequeno. Começou ajudando os pais na roça.

Aos 18, foi para São Paulo, onde trabalhou como cobrador de ônibus, balconista de bar e se arriscou na carreira de músico. Como cantava e tocava desde pequeno, montou uma dupla sertaneja.

Del Porã e Horizon gravaram um long-play. A música mais conhecida, diz a família, era "Roda-Gigante". O sucesso, entretanto, não veio.

Depois de se separar da primeira mulher, com quem teve três filhos, Jetro -então "desgostoso" da vida- mudou-se de Osasco para Iacanga. Ia apenas ajudar na mudança da sobrinha que queria montar um restaurante por lá, mas decidiu ficar.

Arrumou emprego de apresentador (de segunda a sábado, das 5h às 8h) e juntou-se com Cidinha. Sempre acompanhado do violão, vivia cantando para família e amigos.

Há dez anos, tivera problemas cardíacos, que resultaram em três pontes de safena e uma de mamária. Ultimamente, estava bem.

Pegara uma gripe forte, mas voltou ao batente na segunda (28). Às 5h10, porém, nada de entrar no ar. Edgar, dono da rádio, foi ver o que tinha acontecido: encontrou-o morto em sua cadeira. Infartara, aos 69.

coluna.obituario@uol.com.br

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.