Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Plano prevê investimento de 8% do PIB em educação

Deputado apresenta hoje relatório do PNE

RENATO MACHADO
DE BRASÍLIA

O relator do PNE (Plano Nacional de Educação), deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), aumentou a meta para investimento público em educação. O texto protocolado ontem na comissão especial que analisa o tema prevê a elevação gradual do índice até 8% do PIB (Produto Interno Bruto) no fim da década.

O relatório será apresentado hoje após uma série de adiamentos. O governo pressionava para que não fosse alterado o índice de 7% do PIB previsto no projeto do Ministério da Educação.

O índice atual de investimento é de cerca de 5% do PIB. A estimativa é que cada ponto percentual implique R$ 40 bilhões a mais de investimentos por ano.

A negociação não evoluiu e o relator fechou seu índice, mas acatou pedido para classificar como investimento em educação bolsas do ensino superior e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

"Não procuramos o aval do governo e sim um entendimento", disse Vanhoni.

Outros parlamentares já adiantaram que vão apresentar emendas e propor o índice de 10%, bandeira de sindicatos da educação e movimentos estudantis.

O PNE é um projeto de lei com 20 metas e 10 diretrizes para as ações de educação ao longo da década. Após a aprovação na comissão especial, o texto segue para o Senado e, caso avance, para a sanção presidencial.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.