Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Prefeitura do Rio faz 'tombamento informal' de 12 botecos tradicionais

PAULA BIANCHI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

A Prefeitura do Rio publica hoje decreto criando um "cadastro de bem cultural" com 12 botequins antigos. Espécie de tombamento informal, a proposta visa chamar a atenção para os botecos como patrimônio cultural carioca.

Selecionados pela antiguidade -o mais jovem é da década de 1930-, os bares não têm obrigações em manter a sua estética, como no tombamento, mas ganham plaquinha e diploma, além de estímulos como isenção do IPTU.

Estão na lista botecos que fazem a alegria de cariocas e visitantes: Bar Lagoa, Nova Capela, Café Lamas, Bar Luiz, Armazém do Senado, Bar do Jóia, Bar do Gomes, Adega Flor de Coimbra, Restaurante 28, Casa Paladino, Bar Brasil e Cosmopolita.

Segundo o subsecretário de Patrimônio Cultural, Washington Fajardo, a ideia é estudar os parâmetros que definem um botequim e a própria história desses lugares e ampliar a lista, ajudando a incluí-los no roteiro cultural da cidade.

Para ajudar na pesquisa, a prefeitura apoiou a realização do 1º Seminário Internacional do Bar Tradicional, em que representantes de países como Argentina, Inglaterra e Alemanha debatem o futuro de seus "bodegones", pubs e "bierhauses", respectivamente, com os brasileiros. O encontro começou ontem e acaba hoje.

Veja os endereços
folha.com/no1016993

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.