Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Câmara de Barueri pode ser interditada pela Justiça

Prédio foi construído em área contaminada

EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO

O prédio da Câmara Municipal de Barueri (Grande São Paulo) e o vizinho ginásio da cidade, que até domingo recebe jogos do campeonato mundial feminino de handebol, correm o risco de serem interditados pela Justiça.

Eles estão construídos sobre uma área contaminada, diz a Cetesb (agência ambiental paulista), onde a existe a emissão de gases para a superfície e risco de explosão.

O subsolo do prédio da Fatec, também erguido na área conhecida como Centro Comercial Barueri, é outra construção em risco.

Os três edifícios foram construídos durante os últimos anos sobre uma área que, no passado, recebeu material retirado do fundo do Tietê, entre outros resíduos.

A Cetesb até hoje não emitiu a licença ambiental para o funcionamento dos locais.

O motivo é que a prefeitura não instalou um sistema eficiente para extração de gases e monitoramento dos riscos de explosão do local, afirma nota emitida pelo órgão.

"O problema é conhecido. Monitoramos a área e não existe risco", diz Roberto Piteri, secretário de Projetos e Construções de Barueri.

A Justiça chegou a acatar um pedido do Ministério Público local para interditar o local e aplicar multa diária de R$ 100 mil até que a situação estivesse controlada. A prefeitura recorreu e recebeu prazo de 15 dias para apresentar um plano de ação.

O caso é semelhante ao do Center Norte, construído sobre um lixão, que também tinha risco de explosão.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.