Índice geral Cotidiano
Cotidiano
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Restrição a caminhões começa a partir de hoje na marginal Tietê

Outras vias também ganham restrições; multa é só em janeiro

DE SÃO PAULO

Começa hoje a restrição a caminhões na marginal Tietê, um ano e meio após a ampliação da via mais movimentada da cidade, que já apresentava sinais de piora no tráfego. Ela recebe 350 mil veículos por dia, dos quais 75 mil são caminhões.

A CET espera, com a medida, melhorar a fluidez do trânsito em 20% e diminuir o número de acidentes -que, principalmente quando envolvem caminhões, costumam parar o trânsito da cidade por várias horas, como mostrou reportagem da Folha no último dia 3.

Os caminhões estão proibidos de circular das 4h às 10h e das 16h às 22h de segunda a sexta e, aos sábados, das 10h às 14h, exceto em feriados. Mas, por enquanto, a medida é apenas educativa: as multas, de R$ 85,13, começam em janeiro.

Além da marginal, ganharão restrições avenidas importantes como a do Estado, Luiz Inácio de Anhaia Mello, Salim Farah Maluf, Presidente Wilson, General Edgar Facó, Ermano Marchetti e Marquês de São Vicente.

Novas restrições serão divulgadas nos próximos dias.

Há exceções para caminhões em serviços de emergência e obras, dos correios, de mudanças e VUCs (veículos urbanos de carga).

Técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) reconhecem riscos como a piora da lentidão fora dos picos e rotas de fuga por vias menores, principalmente na zona norte.

A recomendação da prefeitura é que a Jacu Pêssego, o Rodoanel e a rodovia Dom Pedro 1º sejam usados como alternativas.

O sindicato dos transportadores de cargas criticou as mudanças.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.