São Paulo, sábado, 01 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BELO HORIZONTE

Pimentel busca aval de Lula para "endividamento saudável" da capital mineira
Prefeito reeleito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), 53, inicia hoje a nova gestão pregando o "endividamento saudável" da cidade, com o aval do governo Luiz Inácio Lula da Silva.
O petista quer excepcionalidades da equipe econômica para contrair novas dívidas e, assim, poder investir mais, já que tem muitas restrições orçamentárias. A cidade acabou o segundo quadrimestre de 2004 com baixo endividamento: 20,08% da receita corrente líquida, segundo dado do Tesouro Nacional.
Como uma resolução do Senado define o limite de endividamento dos municípios em até 120% da receita, Pimentel quer agora exercer esse direito financeiro. Vista pela ótica do governo federal, no que se refere à busca de um melhor perfil da dívida pública, a proposta de Pimentel vai na contramão.
O prefeito petista, no entanto, afirmou que, havendo excepcionalidades, tudo ficaria dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal.
"Pretendo [elevar a dívida], vamos tentar. O problema de usar essa capacidade de endividamento é que não depende da nossa vontade, depende do arranjo macroeconômico. A expansão do endividamento dos municípios, ainda que de forma saudável, pois têm capacidade de endividar, impacta negativamente nas contas do superávit primário". (DA AGÊNCIA FOLHA)

Texto Anterior: Porto Alegre: Após 16 anos de PT, Fogaça diz que há crise
Próximo Texto: Acidente nos EUA: Garota morre após passar mal na Disney
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.