São Paulo, sexta-feira, 01 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carnaval 2008

Carnaval de SP começa com sorvete e aromas

Duas escolas terão o mesmo tema, e duas soltarão fragrâncias na avenida

Gaviões vai encenar Paixão de Cristo, e arquidiocese chegou a repudiar idéia, mas recuou porque desfile "não será desrespeitoso"

DA REPORTAGEM LOCAL

O Carnaval de São Paulo começa hoje com enredos repetitivos e sensação de déjà vu.
Na primeira noite de desfile das escolas de samba do Grupo Especial, duas agremiações, Acadêmicos do Tucuruvi e Águia de Ouro, vão falar do mesmo assunto: sorvete. A Unidos de Vila Maria vai homenagear a imigração japonesa -que já foi tema do Carnaval vitorioso da Vai-Vai em 1998. A Tom Maior vai cantar a "glória paulista", exaltando a história econômica de São Paulo, e a Gaviões da Fiel falará de Santana de Parnaíba e dos bandeirantes -também já citados em anos anteriores.
A Rosas de Ouro vai soltar fragância de um perfume na avenida, assim como a Tucuruvi, com aromas de sorvete de chocolate e de morango.
Até a tradicional polêmica com a Igreja Católica se repete. A Gaviões terá um carro alegórico para encenar a Paixão de Cristo. Um representante da Arquidiocese de São Paulo chegou a repudiar a idéia, mas ontem a instituição recuou por constatar que não haverá exibição de símbolos sagrados. "Verificamos que não será desrespeitoso porque não levarão para a avenida nenhuma imagem religiosa", disse padre Juarez Pedro de Castro, secretário de comunicação da arquidiocese.
Em 2000, a Águia de Ouro teve de transformar a imagem da Virgem Maria em índia, por conta de liminares obtidas pela TFP (Tradição, Família e Propriedade) e pela Igreja Católica.
A Nenê encerra o primeiro dia com um tema original, sobre o historiador Câmara Cascudo. (ALENCAR IZIDORO, KARIN BLIKSTAD e ALESSANDRA BALLES)

Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: Publicidade é positiva, afirma Joãosinho Trinta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.