São Paulo, domingo, 01 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Símbolos do Rio terão apagão de 1 h em março

Medida faz parte da campanha "Hora do Planeta"

DA SUCURSAL DO RIO

No dia 28 de março, alguns dos principais pontos turísticos do Rio ficarão às escuras por uma hora. O apagão programado, que ocorrerá entre 20h30 e 21h30, faz parte da campanha "Hora do Planeta", que já tirou as luzes de ícones como o Coliseu, em Roma, e a ponte Golden Gate, em São Francisco. No Rio, serão desligadas as luzes do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar, do Parque do Flamengo e da orla de Copacabana.
A campanha, que internacionalmente é conhecida como "Earth Hour", teve início em 2007, em Sidney, na Austrália, e no ano passado chegou a 400 cidades em 35 países.
O Rio é o primeiro representante brasileiro a oficializar a participação no movimento, mas a intenção dos organizadores é obter também a adesão de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Florianópolis e Salvador. O convite será estendido ainda a cidades menores.
"Essa não é uma iniciativa para poupar energia, e sim um ato simbólico que manifesta o apoio da opinião pública à luta contra o aquecimento global", explica Alvaro de Souza, presidente do conselho diretor da WWF Brasil, que coordena a a campanha no país.
"Estamos mandando um sinal para os governantes que se reunirão em Copenhague no fim do ano para discutir o acordo que substituirá o Protocolo de Kyoto", explica.
Ele afirma que, nos próximos meses, a ONG tentará sensibilizar os cidadãos e a iniciativa privada para que também desliguem as luzes no horário programado. A expectativa é que, em todo o país, entre 12 milhões e 14 milhões de pessoas façam parte da campanha. No mundo, o objetivo é atingir 1 bilhão de adeptos em mais de mil cidades. Os participantes podem se cadastrar no site www.horadoplaneta.org.br.
No Rio, representantes do Jockey Club e da Associação de Moradores do Morro Santa Marta já manifestaram apoio à ideia. Segundo o prefeito Eduardo Paes, a segurança será reforçada nos locais que tiverem as lâmpadas apagadas.


Texto Anterior: Em 3 anos, SP vai ganhar 350 "prédios-clube"
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.