São Paulo, domingo, 01 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Musa do samba faz dieta com ovo e batata

Para exibir o corpo, mulheres chegam a suspender alimentos gordurosos meses antes do Carnaval

FÁBIO GRELLET
DA SUCURSAL DO RIO

Enquanto se esbalda com cerveja, lanche de pernil e churrasquinho, a plateia do sambódromo nem imagina o esforço que as beldades que desfilam nas escolas de samba fazem para garantir a boa forma na avenida. A ausência de doces é só a medida mais óbvia da rígida dieta. Já pensou passar meses comendo só batata e clara de ovo? Pois a dieta que se resume a esses dois alimentos é um dos hits do Carnaval.
Adriana Bombom, 35, rainha da Tom Maior, tem na ponta da língua a dieta que repete, há cinco anos, nos três meses anteriores ao Carnaval: a cada duas horas, 25 gramas de batata e três claras de ovo. Como ninguém é de ferro, ela também consome suplementos alimentares, além de beber em média três litros de água por dia.
"Em novembro eu ainda como outras coisas -frango e macarrão integral, por exemplo-, de três em três horas", diz.
A economia na hora de comer não se repete ao fazer exercícios: pelo menos uma vez por semana, Bombom abandona a academia para se exercitar subindo e descendo as escadas da igreja da Penha, na zona norte do Rio. "Faz efeito melhor do que qualquer aparelho", diz.
A dieta de Bombom não assusta Juliane Almeida, 24, que tem a ingrata tarefa de substituir Juliana Paes como rainha da Viradouro. Há três anos, a atual dançarina do grupo de axé É o Tchan come só batata e clara de ovo durante seis dos sete dias da semana.
"Uma vez por semana eu me permito comer de tudo, até uma barra de chocolate, porque senão vou ficar doida", conta. Para reforçar a nutrição ela recorre a suplementos, vitamina com frutas e comprimidos de... clara de ovo em pó.
Outra fã de clara de ovo e batata é Selmynha Sorriso, porta-bandeira há 20 anos, 59 kg em 1,67 m. "Preciso estar em forma, gasto mais energia do que qualquer rainha de bateria."
Gracyanne Barbosa, 25, rainha da Mangueira no Rio e da Império de Casa Verde em São Paulo, não gosta de batata, mas também intensifica a dieta. "Como omelete, salmão, arroz e macarrão integral, frango e atum, mas passo vontade só de lembrar de bolo de banana", diz, citando seu doce predileto.


Texto Anterior: Ana Morales Crespo (1919-2009): Aos 86, a descoberta do computador
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.