São Paulo, quinta-feira, 01 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campo Grande tem metade dos casos de dengue registrados no país

São 27.350 casos notificados, todos do vírus 3, o mais perigoso da doença

THIAGO REIS
DA AGÊNCIA FOLHA

Campo Grande (MS) já registra a maior epidemia de dengue de sua história. Há 27.350 casos notificados da doença na cidade em 2007, todos decorrentes do vírus tipo 3 -o mais perigoso dos que circulam no país.
Na última epidemia de dengue na capital do Estado -que teve início no final de 2001 e só terminou em 2002-, foram notificados 21.452 casos. Na época, a população foi atingida pelo sorotipo 2.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, são 53.146 os casos notificados de dengue em todo o país em 2007. Mato Grosso do Sul é responsável por mais da metade dos casos.
Como Campo Grande já havia enfrentado a doença antes, há uma preocupação com a gravidade dos casos. Há ao menos 95 suspeitos de terem contraído a febre hemorrágica da dengue, o que jamais ocorreu.
A Secretaria da Saúde do município registra, em média, 500 novos casos por dia. Não houve mortes causadas pela doença até o momento.
O secretário municipal da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirma que o clima foi preponderante para a proliferação da doença. "No mês de janeiro, foram 415 mm de chuva, contra uma média histórica de 200 mm. Só houve 28 horas sem chuva durante o mês inteiro."
Ele também credita à população parte da culpa. Uma pesquisa no fim de 2006 mostrou que menos de 10% da população havia feito algo para prevenir a doença nos 30 dias anteriores, embora a conhecesse.
Mandetta nega ter havido erro no planejamento de combate à doença. "Foram feitas campanhas, outdoors. O problema não é isolado. Todo o Centro-Oeste está sendo afetado."
No interior do Estado, 76 das 77 cidades também sofrem com a dengue -são 11.122 casos.


Texto Anterior: Jornais franceses destacam crime em Copacabana
Próximo Texto: Americana: Vigia se suicida depois de matar a namorada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.