São Paulo, quinta-feira, 01 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ABASTECIMENTO

Situação do Cantareira é a mais preocupante

Volume de chuva no mês de março fica abaixo da média histórica

DA REPORTAGEM LOCAL

Nas áreas de mananciais de alguns dos sistemas que abastecem a região metropolitana de São Paulo, o volume de chuva em março ficou abaixo da média histórica. O maior déficit atingiu justamente quem mais precisava delas: o sistema Cantareira, que abastece cerca de 9 milhões de pessoas (metade dos moradores da Grande SP) e tem o pior quadro de armazenagem de água.
Nas bacias das quatro represas que o formam, o acumulado de chuva até as 7h de ontem foi de 105,4 mm, 42,5% menos do que a média histórica de 183,4 mm (1 mm equivale a 1l de água numa área de 1 m2). O Cantareira operava ontem com 18,1% de sua capacidade e ainda não está livre de enfrentar racionamento de água.
O nível do Cantareira não cai desde segunda-feira, e os dados da Sabesp (companhia de saneamento de SP) mostram que, no mês passado, ele subiu 2,4 pontos percentuais, apesar do menor volume de precipitações.
Esse ganho pode ser atribuído a um uso mais racional da água por parte da população. Ele deve começar a ser oficialmente medido a partir de meados de abril, quando se iniciam as leituras do consumo de março, mês em que foi lançado o desconto na conta para quem economizar 20% de água.
Inicialmente a Sabesp previa que o Cantareira deveria chegar em abril com entre 25% e 30% de sua capacidade para evitar cortes no fornecimento, mas esses percentuais estão sendo revistos.
Dos cinco sistemas que abastecem a Grande São Paulo, choveu acima da média apenas no Rio Grande (13,8%) e no Alto Tietê (28,6%).


Texto Anterior: Segurança: Em Alagoas, policiais param por 24 horas
Próximo Texto: Administração: Prefeitura fecha 2003 com déficit de R$ 590,6 milhões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.