São Paulo, quinta-feira, 01 de abril de 2004

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EDUCAÇÃO

Processo, que deve ser concluído até 2006, é uma determinação do Conselho Estadual de Educação e visa traçar diretrizes

USP, Unicamp e Unesp se auto-avaliam

Marcos Ribolli/Folha Imagem
Estudantes na Biblioteca Central da Unicamp, em Campinas; universidade dará início ao processo de auto-avaliação no próximo mês


CLÁUDIA COLLUCCI
DA REPORTAGEM LOCAL

ANA PAULA MARGARIDO
DA FOLHA CAMPINAS

Por determinação do CEE (Conselho Estadual de Educação), as três universidades estaduais de São Paulo (USP, Unicamp e Unesp) passam por um processo de auto-avaliação.
O objetivo é conhecer deficiências, metas e sugestões de cada unidade para traçar novas diretrizes para melhorar a qualidade de ensino e dos processos educacionais e administrativos.
O processo teve início em 2001, mas os primeiros resultados começam a ser divulgados neste mês. As universidades têm prazo até 2006 para entregar o relatório ao CEE. Os resultados terão peso no recredenciamento dos cursos.
Cada universidade tem autonomia para conduzir seus processos de avaliação. A USP, por exemplo, estabeleceu um roteiro de avaliação qualitativa dos 200 departamentos e 37 unidades ligados às quatro pró-reitorias -graduação, pós-graduação, pesquisa e cultura e extensão.
Comissões com representantes de docentes, alunos e funcionários participaram do processo. No dia 6, serão apresentados os resultados preliminares dessa avaliação (leia texto nesta página).
Segundo o vice-reitor Hélio Nogueira da Cruz, presidente da Comissão de Avaliação Permanente da USP, no segundo semestre deste ano será a vez de pares externos (docentes nacionais e estrangeiros) avaliarem o processo e apresentarem suas sugestões.
A Unesp (Universidade Estadual Paulista) optou por distribuir questionários à comunidade acadêmica -25 unidades instaladas em 16 campi. Não participaram as oito unidades diferenciadas criadas no ano passado.
De acordo com o professor José Reinaldo Cequeira Braz, presidente da Comissão de Avaliação Permanente da Unesp, o processo começou em 2001. Os primeiros resultados serão apresentados no próximo dia 13.
Além de conter um raio-X da Unesp, na ótica de docentes, funcionários e alunos, o relatório terá uma análise de ingressantes e egressos. "É importante para sabermos se nossos cursos estão atendendo à demanda do mercado", diz Braz.

Unicamp
Na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), todo o processo de auto-avaliação deve começar no próximo mês e vai durar um ano e seis meses.
A avaliação, que foi aprovada pelo Consu (Conselho Universitário), será dividida em etapas. O trabalho servirá para amparar o Planes (Planejamento Estratégico) da Unicamp.
O Planes, que é discutido desde 2001, define estratégias para as áreas de ensino, pesquisa, extensão, administração e gestão e qualidade de vida na universidade.
A partir dos dados, a universidade criará formulários que serão respondidos por comissões, criadas nos departamentos.
Na segunda fase, comissões internas analisarão os dados dos questionários e produzirão relatórios com sugestões.
Na terceira etapa, uma comissão externa fará uma análise. As duas últimas etapas serão agregadas em um único documento, que será avaliado pelo Consu e devolvido para as unidades, com as diretrizes que devem ser seguidas.
"O objetivo não é dar nota nem fomentar disputa entre as unidades. A avaliação institucional vai ajudar a encontrar as forças e fraquezas da universidade", disse o reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz, 47.


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