São Paulo, quinta-feira, 01 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reformulação pedagógica lidera lista de pedidos

DA REPORTAGEM LOCAL

Resultados preliminares da auto-avaliação realizada pelos departamentos e unidades da USP revelam que a maior reivindicação é a reformulação das práticas acadêmicas e a internacionalização da universidade.
Segundo o vice-reitor da USP, Hélio Nogueira da Cruz, a mudança pedagógica lidera o ranking das metas priorizadas pela pró-reitoria de graduação, com 61% dos "votos" dessa comunidade acadêmica.
Entra no pacote desde a mudança curricular de alguns cursos até a melhoria da infra-estrutura das unidades. A ampliação de vagas e a redução da evasão escolar vêm em seguida, com 57% e 46% das indicações, respectivamente.
A média da evasão dos cursos na USP é de 20%. A meta da pró-reitoria de graduação é reduzi-la em 10% nos próximos dois anos.
Nas pró-reitorias de pós-graduação e de pesquisa, a internacionalização lidera com 79% e 74% das metas, respectivamente. Entende-se por internacionalização os convênios entre a USP e instituições estrangeiras, a compatibilização de currículos, a validação de diplomas, a realização de intercâmbios e o apoio a cursos de línguas, por exemplo.

Surpresa
De acordo com o vice-reitor, a grande surpresa do relatório foi a proposta de reformulação pedagógica, da graduação. A questão não aparece no plano de metas da atual reitoria.
"Vamos estudar agora quais são as propostas de mudança e o que pode ser feito dentro do nosso orçamento", afirma Cruz.
No próximo dia 6, esses resultados serão discutidos com os diretores e vice-diretores dos departamentos para uma posterior consolidação dos resultados. Em junho, a discussão se estenderá para todos os envolvidos -cerca de 500 pessoas- na avaliação.
Entre as questões levantadas no roteiro respondido pelos departamentos estão a avaliação acadêmica e a comparação com os "congêneres" nacionais e internacionais e as dificuldades encontradas para elevar o padrão de qualidade dos cursos.
Segundo o vice-reitor, isso será de fundamental importância para estabelecer diretrizes "extremamente democráticas".


Texto Anterior: Educação: USP, Unicamp e Unesp se auto-avaliam
Próximo Texto: Violência: Policial mata 2 e é morto em LAN house
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.