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Reformulação pedagógica lidera lista de pedidos
DA REPORTAGEM LOCAL
Resultados preliminares da auto-avaliação realizada pelos departamentos e unidades da USP
revelam que a maior reivindicação é a reformulação das práticas
acadêmicas e a internacionalização da universidade.
Segundo o vice-reitor da USP,
Hélio Nogueira da Cruz, a mudança pedagógica lidera o ranking das metas priorizadas pela
pró-reitoria de graduação, com
61% dos "votos" dessa comunidade acadêmica.
Entra no pacote desde a mudança curricular de alguns cursos até
a melhoria da infra-estrutura das
unidades. A ampliação de vagas e
a redução da evasão escolar vêm
em seguida, com 57% e 46% das
indicações, respectivamente.
A média da evasão dos cursos
na USP é de 20%. A meta da pró-reitoria de graduação é reduzi-la
em 10% nos próximos dois anos.
Nas pró-reitorias de pós-graduação e de pesquisa, a internacionalização lidera com 79% e
74% das metas, respectivamente.
Entende-se por internacionalização os convênios entre a USP e
instituições estrangeiras, a compatibilização de currículos, a validação de diplomas, a realização
de intercâmbios e o apoio a cursos
de línguas, por exemplo.
Surpresa
De acordo com o vice-reitor, a
grande surpresa do relatório foi a
proposta de reformulação pedagógica, da graduação. A questão
não aparece no plano de metas da
atual reitoria.
"Vamos estudar agora quais são
as propostas de mudança e o que
pode ser feito dentro do nosso orçamento", afirma Cruz.
No próximo dia 6, esses resultados serão discutidos com os diretores e vice-diretores dos departamentos para uma posterior consolidação dos resultados. Em junho, a discussão se estenderá para
todos os envolvidos -cerca de
500 pessoas- na avaliação.
Entre as questões levantadas no
roteiro respondido pelos departamentos estão a avaliação acadêmica e a comparação com os
"congêneres" nacionais e internacionais e as dificuldades encontradas para elevar o padrão de
qualidade dos cursos.
Segundo o vice-reitor, isso será
de fundamental importância para
estabelecer diretrizes "extremamente democráticas".
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