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TRÂNSITO
Por conta de obras, algumas alterações já serão implantada a partir de hoje; 52 linhas de ônibus terão itinerários mudados
CET amplia interdições na Cidade Jardim
DA REPORTAGEM LOCAL
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo
vai ampliar, a partir do próximo
domingo, as interdições na região
das avenidas Nove de Julho, Cidade Jardim e Brigadeiro Faria Lima, por causa da passagem subterrânea que começou a ser feita
no local em janeiro passado.
O principal bloqueio se dará no
corredor Cidade Jardim/Nove Julho, entre a rua Amauri e a Faria
Lima. As obras vão afetar tanto os
veículos do sentido centro-bairro
como os do bairro-centro.
Haverá acessos que serão permitidos apenas aos ônibus, como
a saída da marginal Pinheiros em
direção à Cidade Jardim.
A CET também divulgou, às
19h25 de ontem, que quatro trechos de vias já vão sofrer alteração
de sentido a partir da 0h de hoje.
Entre elas está a alameda Gabriel
Monteiro da Silva, entre a avenida
Brasil e a rua Groelândia, que
atualmente tem sentido duplo de
direção e que passa a ter sentido
único (Groelândia-Brasil).
A SPTrans (órgão municipal
que cuida do transporte coletivo)
também divulgou que 52 linhas
de ônibus terão seus itinerários alterados por causa das novas interdições. Os usuários poderão obter
mais informações pelo telefone
156 (que funciona 24 horas) ou
pelo site da empresa
(www.sptrans.com.br).
O cruzamento da Cidade Jardim, sentido centro-bairro, no
trecho que será interditado, costuma receber 3.600 veículos/hora.
No sentido oposto são 3.200 veículos/hora, segundo a CET.
As novas interdições, que se dão
num momento de críticas ao governo Marta Suplicy em razão do
excesso de obras em São Paulo e
dos impactos negativos nos congestionamentos, também levarão
à desativação de vagas do sistema
zona azul em trechos de quatro
ruas (Iguatemi, Escócia, Emanuel
Kant e Jerônimo da Veiga).
Serão implantados semáforos
no cruzamento da rua Iguatemi
com a Aspácia, da Nove de Julho
com a Emanuel Kant, da Cidade
Jardim com a Gumercindo Saraiva e da Faria Lima com a Aspácia.
O custo dessa primeira fase da
passagem subterrânea é de R$ 83
milhões. Há planos para uma segunda etapa da obra, a partir de
2005, para eliminar um semáforo
no entroncamento da Cidade Jardim com a Nove de Julho, a 140
metros da Faria Lima, que deveria
ser extinto segundo os projetos
iniciais -a prefeitura decidiu
adiar a sua eliminação devido aos
custos que teria.
A prefeitura voltará a divulgar
panfletos com orientações de desvios aos motoristas. A CET mantém a recomendação aos motoristas para que evitem as proximidades da região (até porque também
há interdições no cruzamento da
Faria Lima com a Rebouças, onde
está sendo construída uma outra
passagem subterrânea) e adotem
principalmente as rotas alternativas de longa distância -pela
ponte do Morumbi, por exemplo.
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