São Paulo, quinta-feira, 01 de abril de 2004

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TRÂNSITO

Por conta de obras, algumas alterações já serão implantada a partir de hoje; 52 linhas de ônibus terão itinerários mudados

CET amplia interdições na Cidade Jardim

DA REPORTAGEM LOCAL

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo vai ampliar, a partir do próximo domingo, as interdições na região das avenidas Nove de Julho, Cidade Jardim e Brigadeiro Faria Lima, por causa da passagem subterrânea que começou a ser feita no local em janeiro passado.
O principal bloqueio se dará no corredor Cidade Jardim/Nove Julho, entre a rua Amauri e a Faria Lima. As obras vão afetar tanto os veículos do sentido centro-bairro como os do bairro-centro.
Haverá acessos que serão permitidos apenas aos ônibus, como a saída da marginal Pinheiros em direção à Cidade Jardim.
A CET também divulgou, às 19h25 de ontem, que quatro trechos de vias já vão sofrer alteração de sentido a partir da 0h de hoje. Entre elas está a alameda Gabriel Monteiro da Silva, entre a avenida Brasil e a rua Groelândia, que atualmente tem sentido duplo de direção e que passa a ter sentido único (Groelândia-Brasil).
A SPTrans (órgão municipal que cuida do transporte coletivo) também divulgou que 52 linhas de ônibus terão seus itinerários alterados por causa das novas interdições. Os usuários poderão obter mais informações pelo telefone 156 (que funciona 24 horas) ou pelo site da empresa (www.sptrans.com.br).
O cruzamento da Cidade Jardim, sentido centro-bairro, no trecho que será interditado, costuma receber 3.600 veículos/hora. No sentido oposto são 3.200 veículos/hora, segundo a CET.
As novas interdições, que se dão num momento de críticas ao governo Marta Suplicy em razão do excesso de obras em São Paulo e dos impactos negativos nos congestionamentos, também levarão à desativação de vagas do sistema zona azul em trechos de quatro ruas (Iguatemi, Escócia, Emanuel Kant e Jerônimo da Veiga).
Serão implantados semáforos no cruzamento da rua Iguatemi com a Aspácia, da Nove de Julho com a Emanuel Kant, da Cidade Jardim com a Gumercindo Saraiva e da Faria Lima com a Aspácia.
O custo dessa primeira fase da passagem subterrânea é de R$ 83 milhões. Há planos para uma segunda etapa da obra, a partir de 2005, para eliminar um semáforo no entroncamento da Cidade Jardim com a Nove de Julho, a 140 metros da Faria Lima, que deveria ser extinto segundo os projetos iniciais -a prefeitura decidiu adiar a sua eliminação devido aos custos que teria.
A prefeitura voltará a divulgar panfletos com orientações de desvios aos motoristas. A CET mantém a recomendação aos motoristas para que evitem as proximidades da região (até porque também há interdições no cruzamento da Faria Lima com a Rebouças, onde está sendo construída uma outra passagem subterrânea) e adotem principalmente as rotas alternativas de longa distância -pela ponte do Morumbi, por exemplo.


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