São Paulo, terça-feira, 01 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maia tem a sua pior avaliação, diz Datafolha

Pesquisa foi feita nos dias 26 e 27 de março, no auge da crise da dengue; 43% avaliam gestão do prefeito do Rio como ruim ou péssima

25% consideram administração ótima ou boa; entrevistas foram realizadas nos dias 26 e 27 de março, no pico da crise da dengue

ANTÔNIO GOIS
DA SUCURSAL DO RIO

No pico da crise de dengue e após uma campanha de boicote ao IPTU na cidade, o prefeito do Rio, Cesar Maia (DEM), vê sua avaliação atingir os piores índices no atual mandato.
Segundo pesquisa do Datafolha realizada em 26 e 27 de março, o percentual de cariocas que avaliam sua gestão como ruim ou péssima chegou a 43% -12 pontos percentuais em relação à última pesquisa (de novembro) e de 18 pontos em relação a março do ano passado.
Foi a primeira vez desde que o Datafolha começou a pesquisar sua avaliação neste mandato que o percentual do conceito ruim ou péssimo apareceu à frente das avaliações regular (30%) e ótimo ou bom (25%).
A maior reprovação acontece entre pessoas mais velhas, mais escolarizadas e de maior renda. Entre cariocas com renda familiar mensal superior a dez salários mínimos, o percentual de respostas ruim ou péssimo chega a 63%. Entre os que têm mais de 45 anos, o percentual é de 51%. Na população com escolaridade superior, é de 50%.
A predominância da avaliação ruim ou péssima, no entanto, é verificada em todas as faixas de renda, idade ou escolaridade analisadas, com uma única exceção: entre os jovens de 16 a 24 anos, o conceito mais citado foi o regular (42%).
Analisando a série histórica disponível do Datafolha desde 93 -quando Maia iniciou o primeiro de seus três mandatos-, em só um período, por 12 meses, o percentual de reprovação se manteve maior que agora.
Em dezembro de 1993, 50% dos cariocas avaliavam Maia com o conceito ruim ou péssimo. Em junho de 1994, esse percentual chegou ao pico de 56% e, em dezembro de 94, ficou em 55%. A partir daí, suas avaliações melhoraram.
O Datafolha entrevistou 644 eleitores em 26 e 27 de março. A margem de erro é de quatro pontos percentuais.


Texto Anterior: Casos da doença tiveram aumento em 14 Estados
Próximo Texto: Shopping Bourbon é multado em R$ 23 mi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.