São Paulo, quinta-feira, 01 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morte no trânsito cresce em SP; homicídio cai

Número de mortes em acidentes aumentou 3% e o de assassinatos diminuiu 9% no 1º trimestre de 2008 sobre o mesmo período de 2007

Secretaria de Segurança estima que, se tendência continuar, trânsito passará neste ano a ser maior causa de morte violenta no Estado

EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O número de mortes por acidentes de trânsito cresceu 3,05% nos primeiros três meses de 2008 em relação ao mesmo período do ano passado.
A seguir essa tendência, o trânsito passará a ser a principal causa de morte violenta no Estado ainda neste ano, segundo estimativa da Secretaria de Segurança Pública.
Os homicídios ainda lideram essa estatística, mas o número vem caindo sistematicamente desde 1996. De janeiro a março, a queda foi de 9,12% em relação ao primeiro trimestre de 2007.
A secretaria registrou 1.080 casos de "homicídio culposo [sem intenção] por acidente de trânsito" de janeiro a março deste ano. Há uma queda em relação ao último trimestre de 2007, mas o número é superior aos 1.048 casos do primeiro trimestre do ano passado.
Historicamente, o primeiro trimestre é o período com menor número de mortes no trânsito, conforme Túlio Kahn, da Coordenadoria de Análise e Planejamento da secretaria.
No segundo semestre de 2007, os acidentes já superaram os assassinatos como a principal causa de morte violenta no Estado. Um dado alarmante, na avaliação de Fábio Racy, diretor da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego).
"O trânsito não é tratado com a seriedade que deveria. O acidente de trânsito, no varejo, não nos comove mais, como nos comove um acidente de avião. É preciso ter uma atitude mais incisiva. No Brasil, procura-se fazer, mas pouco se faz."
O maior índice de mortes no trânsito é no interior e no litoral do Estado, responsáveis por 67,1% das ocorrências. Já o índice de homicídios nesses lugares chega a 41,4%. Mais da metade dos homicídios paulistas ocorre na Grande São Paulo.
Kahn explica que as mortes no trânsito vão superar os homicídios por dois fatores principais: a queda no número de assassinatos e o aumento da frota de veículos. O mercado de carros vem quebrando recordes mensais de venda desde 2007. No início deste ano, a capital paulista atingiu 6 milhões de veículos licenciados.
Por outro lado, Kahn aposta que, ainda neste ano, o Estado atingirá a meta de 10 homicídios por 100 mil habitantes, índice que a Organização Mundial de Saúde considera "não-epidemiológico de violência". Em 2007, a taxa foi de 11,8.


Texto Anterior: Vídeo mostra negociação de escutas
Próximo Texto: Santa Catarina: Presos suspeitos de cortar dedos para obter dinheiro de seguro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.