São Paulo, quinta-feira, 01 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MINAS GERAIS
Para técnicos, não há risco para a população
Carreta com ácido sulfúrico tomba e polui rio da bacia que abastece BH

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Acidente com uma carreta que levava ácido sulfúrico, no km 52 da BR-356, anteontem à noite, causou, em Itabirito (região metropolitana de Belo Horizonte), a contaminação do rio Itabira. Ele é afluente do rio das Velhas, um dos mais importantes da bacia do alto São Francisco, cujas águas abastecem a capital mineira.
A carreta, placas GTR-9096, era dirigida por José Renato Moreira dos Santos, 34. Ele foi internado no Hospital João 23, em Belo Horizonte, com queimaduras em 40% do corpo.
Segundo a empresa de transportes Sotrange, o motorista conhecia o trecho onde aconteceu o acidente, uma descida íngreme de serra, com muitas curvas.
O ácido sulfúrico era transportado de Nova Lima (MG) para Mariana (MG), onde seria utilizado na fabricação de alumínio.
Logo após o acidente, houve um vazamento no tanque da carreta, por onde saiu quase toda a carga de 29 mil litros do ácido. O Corpo de Bombeiros estima que 10 mil litros tenham atingido o rio Itabira, onde foram encontrados peixes mortos na manhã de ontem.
Os bombeiros e a Polícia Rodoviária espalharam serragem e cal na pista, para tentar conter o líquido derramado, mas, por onde ele passou, deixou um rastro de vegetação queimada com cerca de 200 metros de extensão.
Técnicos da Companhia de Saneamento de Minas Gerais avaliaram que não há risco de contaminação da água que abastece Belo Horizonte, pois a estação de tratamento do rio das Velhas tem como fazer correções para neutralizar a ação do ácido sulfúrico.



Texto Anterior: Estado dos sobreviventes é preocupante
Próximo Texto: Justiça: Computador no ES emite sentenças judiciais
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.