UOL


São Paulo, domingo, 01 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Levantamento foi feito em 4 agrupamentos

DA REDAÇÃO

A pesquisa "Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito nas Aglomerações Urbanas" foi realizada em quatro aglomerações urbanas: Belém, Porto Alegre, Recife e São Paulo. Custou R$ 940 mil.
Uma aglomeração urbana é um conjunto de municípios próximos e integrados.
Para o cálculo nacional, o custo por veículo obtido nessas quatro aglomerações foi adotado como referência para as demais áreas na mesma região geográfica, adaptado à frota de cada uma -no Centro-Oeste, foi usada a base de Belém.
A meta foi mensurar custos e fornecer subsídios para políticas públicas. Foram contabilizados perda de produção, reparo em veículos, propriedades, sinalização e mobiliário urbano (orelhões, postes), resgate, congestionamento e processos judiciais.
A pesquisa foi coordenada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em parceria com a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos). Participaram a Companhia de Desenvolvimento do Planalto Central do Distrito Federal (Codeplan), o Hospital das Clínicas de São Paulo e a Companhia de Engenharia de Tráfego paulistana (CET-SP).



Texto Anterior: "Impacto é assustador", diz especialista
Próximo Texto: Moto representa 19% do gasto com acidentes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.