São Paulo, segunda-feira, 01 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Casos de gripe suína sobem de 9 para 20 em 4 dias

São Paulo é o Estado com mais confirmações da doença, oito

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em quatro dias (de quarta a sábado da última semana), subiu de nove para 20 o número de casos confirmados no país da gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína.
Também nesse período, aumentou de dois para seis os casos de transmissão autóctone (dentro do país) da doença. Os demais pacientes se contaminaram em viagem ao exterior (México e Estados Unidos).
Os últimos quatro casos foram divulgados no sábado pelo Ministério da Saúde.
Os pacientes contaminados são de seis Estados. São Paulo é o que tem mais registros confirmados da doença: oito. Em seguida aparecem Rio (cinco), Santa Catarina (quatro), Minas Gerais (um), Rio Grande do Sul (um) e Tocantins (um).
Como os casos de transmissão autóctone foram de pessoas que tinham ligação direta com pacientes que se contaminaram no exterior, o Ministério da Saúde considera que não há evidência de que o vírus circule dentro do Brasil.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o México, os EUA e o Canadá são considerados os únicos países com transmissão pessoa a pessoa.

Casos suspeitos
O número de casos suspeitos caiu de 19 para 17 ontem, de acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde.
A maioria se concentra no Rio, com cinco ocorrências. São Paulo vem em seguida na lista, com três registros. Também há suspeitos em Alagoas, Goiás, Rondônia, Rio Grande do Norte, Bahia e Distrito Federal.
Outras 22 pessoas estão em monitoramento.


Texto Anterior: Rapaz de 17 anos é pego com Porsche do pai em rodovia
Próximo Texto: Acusação de Suzane é absurda, diz promotor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.