São Paulo, domingo, 01 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Antidepressivos são indicados

DA REPORTAGEM LOCAL

Antidepressivos vêm demonstrando eficiência no combate à síndrome do intestino irritável (SII), de acordo com médicos.
Segundo o professor e chefe da disciplina de gastroenterologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Sender Miszputen, os antidepressivos mais antigos relaxam a musculatura do intestino, auxiliando tanto nos casos em que o distúrbio causa diarréia como naqueles em que desencadeia constipação.
Em ambas as situações, há contração da musculatura, disse o médico, daí o sucesso dos antidepressivos no tratamento da síndrome, na sua opinião.
De acordo com Hildeberto Tavares Júnior, médico-assistente do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, de 30% a 50% dos pacientes com a síndrome têm depressão.
Segundo Tavares Júnior, alguns especialistas falam da existência de um eixo entre o cérebro e os intestinos, em razão de ambos produzirem a serotonina, mediador químico que controla a motilidade do último órgão.
Segundo o psiquiatra, existe a possibilidade de que a deficiência na produção desse mediador no cérebro, relacionada à depressão, tenha reflexos no trato gastrointestinal. Os estudos mostram ainda que muitos pacientes têm sintomas ansiosos importantes, disse Tavares Júnior.
Novas drogas como o tegaserode, segundo o fabricante, não agem no sistema nervoso, apesar de atuarem sobre receptores de serotonina dos intestinos.



Texto Anterior: Saúde: Síndrome intestinal afeta mais a mulher
Próximo Texto: Novo medicamento está em teste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.