São Paulo, domingo, 01 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ASMA
Sociedade Brasileira de Asmáticos faz encontros mensais Entidade quer incentivar paciente a entender e prevenir doença

DA REPORTAGEM LOCAL

A grande maioria das pessoas que sofrem de asma -cerca de 15% da população- só procura ajuda médica quando a crise acontece. Na crise seguinte, está de volta ao pronto-socorro.
É essa rotina, que desgasta a saúde do paciente e aumenta os custos da doença, que a Sociedade Brasileira de Asmáticos (SBA) está tentando mudar. "O mais importante é a informação", diz a médica Yara Arruda Mello, vice-presidente da SBA, regional de São Paulo. "Para que o paciente possa aderir ao tratamento e agir preventivamente, ele precisa entender a doença."
A sociedade promove reuniões mensais e um grande encontro anual, a Jornada Contra a Asma, que no domingo passado aconteceu no parque Ibirapuera (zona sul de São Paulo). A reunião de junho foi ontem, na Santa Casa. A próxima será em 25 de agosto, no Hospital do Mandaqui.
A sociedade é aberta a pacientes, familiares e profissionais que de alguma forma lidam com a doença. "Muitas crianças sofrem mais com os mitos do que com a própria asma", diz Yara. "É comum serem proibidas de jogar bola, brincar na chuva ou tomar sorvete, quando deveriam levar uma vida normal."


Informações: 0/xx/11/ 3773-9825;
e-mail: sbasp- sp@ig.com.br;
site: www.sbasp.org.br



Texto Anterior: Saúde: Parto fora do hospital divide especialistas
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: São Paulo brilha no escuro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.