São Paulo, sábado, 01 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após críticas, USP divulga regras para o vestibular

Em manifesto, docentes cobraram transparência

LAURA CAPRIGLIONE
DA REPORTAGEM LOCAL

Três dias depois da divulgação do teor de um manifesto assinado por 94 docentes, em que se cobrava das autoridades da Universidade de São Paulo (USP) "transparência" nas regras do próximo vestibular da Fuvest, a reitoria da instituição respondeu com um comunicado explicitando as coordenadas que nortearão a elaboração das provas.
A Resolução do Conselho de Graduação para o vestibular, publicada no "Diário Oficial" do dia 21 de junho, afirmava que a primeira fase da Fuvest teria 90 questões de conhecimentos gerais, valendo um ponto cada; que a prova versaria "sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum do ensino médio", e que conteria "algumas questões interdisciplinares".
O enunciado da resolução, genérico, não permitia que os candidatos soubessem quantas questões de matemática, por exemplo, haveria na prova. Nem quantas de português ou história. Também não definia o número de questões interdisciplinares.
No manifesto dos 94 docentes, encampado na quinta-feira pela congregação (o órgão máximo de deliberação) do Instituto de Matemática e Estatística, criticava-se a "falta de definição clara das regras do vestibular": "Em qualquer concurso público, o formato dos exames deve ser conhecido pelos candidatos com antecedência".

Interdisciplinares
Ontem, a reitoria dirimiu essas dúvidas. Sabe-se agora que, das 90 questões previstas para a primeira fase da Fuvest, nove (10%) terão abordagem interdisciplinar, as demais sendo distribuídas entre as disciplinas do núcleo comum do ensino médio -português, matemática, história, física, geografia, química, biologia e inglês.
Para a segunda fase, está definido que cada carreira terá, além da prova de português, até mais três provas, cada uma delas valendo 40 pontos (exceto nas carreiras de arquitetura de São Paulo e design, em que as provas de história e física valerão 20 pontos, e na carreira matemática aplicada de Ribeirão Preto, em que a prova de matemática valerá 80 pontos).
Cada prova será composta por dez questões de mesmo valor. Estas provas versarão sobre as seguintes matérias: matemática, física, química, biologia, geografia e história. Os candidatos realização apenas uma prova a cada dia. Algumas carreiras exigirão ainda uma outra, de habilidades específicas.


Texto Anterior: Polícia: Associação não comenta prisão de delegados
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.